quinta-feira, 16 de julho de 2020

Como Escolher e Consumir Cogumelos


Você sabia que existem mais de 45 mil espécies de cogumelos? Apesar disso, somente 10% são comestíveis e apenas 20 espécies são produzidas comercialmente. As espécies mais cultivadas e vendidas no Brasil são o Champignon de Paris, responsável por 66% do total de cogumelos in natura produzidos no país, o cogumelo Ostra e o Shiitake.

Na Ásia, são consumidos cerca de oito quilos de cogumelos por pessoa anualmente, e na Europa são dois quilos.

Consumidos preferencialmente in natura, para manter aroma, paladar e nutrientes característicos – mas também encontrados nas versões desidratada ou em conserva, os cogumelos têm baixo teor de gorduras e são ricos em fibras, proteínas, fósforo, complexo B e cálcio, indicados para fortalecer ossos e dentes, auxiliar no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

Os cogumelos possuem propriedades anti-inflamatória, antissenil, antiúlcera, antiviral, antibacteriana e antitumoral, impedindo ou dificultando o aparecimento de células cancerígenas. Os mais conhecidos dos brasileiros são o shiitake, o shimeji, o cogumelo de Paris e o portobello, que são usados em pratos quentes e frios

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Rodrigues, S. Como escolher e consumir cogumelos. Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Disponível em: www.saude.sp.gov.br Acessado em 16/07/2020.

Nenhum comentário: