quinta-feira, 9 de julho de 2020

O que é Síndrome de Dumping?


Após a cirurgia bariátrica, a escolha alimentar é essencial para que o paciente emagreça de forma saudável, com perda de gordura corporal e com ganho de massa muscular. Alimentos ricos em proteínas, suplemento proteico e atividade física irão auxiliar nesse emagrecimento.

Muitos pacientes têm dificuldades nas modificações de hábitos alimentares, e optam pela ingestão de carboidratos, principalmente os simples, e, devido a isso, a Síndrome de Dumping pode ocorrer após a cirurgia.

A síndrome, ou esvaziamento rápido, é causada pela passagem ligeira de gorduras e açúcares para o intestino, que ocorrem pelas mudanças no trânsito alimentar após a cirurgia bariátrica. Essa concentração repentina de açúcares e gorduras faz com que o intestino absorva água do organismo para diluí-los, podendo causar sintomas como náuseas, fraqueza, suor intenso, diarreia, sensação de sonolência e desmaio.

Para evitar a Síndrome de Dumping é extremamente recomendado uma dieta que evite o consumo de carboidratos simples, como farinhas brancas, geleias, arroz branco, macarrão, refrigerantes e açúcares (balas, doces, etc.).

Se essa complicação for frequente no pós-operatório da cirurgia bariátrica, o paciente deverá prestar atenção na rotina alimentar. A Síndrome de Dumping é um risco para a saúde e pode se tornar um indicativo aos pacientes que não estão seguindo as orientações recomendadas de mudanças e escolhas alimentares.  Devido a isso, o paciente deve ser bem orientado pela equipe multidisciplinar, tanto no pré quanto no pós-operatório, para entender as modificações nos hábitos alimentares e estilo de vida, conseguindo aderir ao tratamento de forma correta.

Quando essa complicação ocorrer, o paciente deve permanecer sentado ou deitado, até cessar os sintomas, e procurar imediatamente sua equipe multidisciplinar para evitar esse desconforto.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

O que é Síndrome de Dumping?. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 09/07/2020.

Nenhum comentário: