domingo, 21 de março de 2021

Hidratação e Imunidade

 


Imunidade é definida como a resistência a doenças, mais especificamente a doenças infecciosas. O conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas que são intermediários na defesa às infecções é chamado de sistema imunológico ou sistema imune.

O sistema imune atua na eliminação de agentes e moléculas estranhas, o que leva ao aparecimento de respostas específicas e seletivas, que têm a finalidade de manter o equilíbrio no organismo. Um dos mecanismos de defesa é a imunidade inata, onde temos a barreira natural, constituída pela integridade da pele, mucosas entre outras. 

O corpo humano é constituído 80% de água e esta desempenha importantes funções como o transporte de nutrientes e de substâncias para dentro e fora das células e o controle da temperatura corporal. Esta água se encontra nos líquidos intracelulares e extracelulares, incluindo o plasma sanguíneo.

O ser humano tem a característica homeotérmica, ou seja, a necessidade de manter a temperatura constante em torno de 37ºC. Durante a contração muscular parte da energia produzida é calor, que se não for perdido pode aumentar a temperatura corporal e levar a desde simples queda no rendimento até sérias consequências fisiológicas (desativação de enzimas, desnaturação de proteínas e colapso cardíaco). E à medida que a temperatura corporal aumenta com o exercício, aumenta também a necessidade de perda de calor, e quanto maior a umidade relativa do ar e a temperatura externa, maior a dificuldade, e mais importante se torna a transpiração. A água é boa condutora de calor, e quando você transpira você esta resfriando seu corpo.

Uma hidratação inadequada resseca as mucosas e as tornam vulneráveis às infecções, compromete as funções do sistema imunitário, estimula a inflamação, sobrecarrega o coração e os rins, compromete as funções cognitivas do cérebro e causa fadiga e desmaios.

A quantidade de água perdida a cada 24 horas deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Recomenda-se aos adultos a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, de preferência em sua forma pura, mas valem os sucos e isotônicos (água de coco, por exemplo). Tomando essa quantidade de água, o organismo deve eliminar pela urina pelo menos 1,5 litro de líquido.

A desidratação muda a fluidez do sangue, o que compromete o transporte de nutrientes e oxigênio que, por sua vez, impede o funcionamento adequado das células e atrapalha a resposta imunológica do nosso organismo. Manter a hidratação adequada do nosso corpo permite o funcionamento da imunoglobulina IgA (presente principalmente na saliva), que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções.

Do ponto de vista prático, a frequência e cor da urina, assim como o volume devem ser acompanhados, pois estes dados auxiliam na avaliação do estágio de desidratação. Urinar poucas vezes, pequeno volume e com colaboração escura indicam um estado de desidratação.

As perdas diárias de água, pela urina, suor, evaporação pela pele, respiração e fezes, precisam ser repostas em volumes de 2,0 litros/dia (mulheres) e 2,5 litros/dia (homens). A hidratação é especialmente importante nos idosos, já que nesta população a sensação de sede está diminuída e eles são mais susceptíveis à desidratação. Além disso, a água, por ser o principal solvente do organismo, possibilita a ocorrência de diversas reações químicas e favorece o transporte dos nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas, auxilia na regulação da temperatura corporal, além de atuar no funcionamento de vários órgãos, principalmente rins, intestino e sistema circulatório, controlar a pressão sanguínea e favorecer a eliminação de toxinas. 

 


 

Portanto, é essencial o consumo diário suficiente de água para melhorar a imunidade, para o funcionamento adequado do organismo e promoção da saúde.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:


Costa, JB. Hidratação e imunidade. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.sp.gov.br Acessado em: 21/03/2021.

Bertolucci, P. Hidratação. Disponível em: www.patriciabertolucci.com.br Acessado em: 21/03/2021.

Salgado, JM. Água: não se esqueça dela no seu dia a dia. Pharmacia de Alimentos : recomendações para prevenir e controlar doenças. 1 ed. São Paulo: Madras, 2004.

Nenhum comentário: