domingo, 28 de março de 2021

Xô Compulsão!

 


Todos nós, em algum momento da vida, passamos por certos períodos de compulsão alimentar. O mais comum relatado pra mim em consulta é a mulher na fase de TPM (tensão pré menstrual), que sai comendo tudo que vê pela frente, especialmente carboidratos simples.Muito ligado a ansiedade ou privação por comida mesmo, como após dietas restritivas.

A insulina é um hormônio muito ligado a esses períodos de compulsão, e é liberado também em picos de estresse. O estresse exacerbado promove liberação grande de insulina, o que faz a glicemia cair muito rápido. O resultado? Seu corpo precisa estabilizar esse açúcar, e sinaliza pra que você vá em busca de alimentos, especialmente carboidratos.

Algumas vezes, também, compulsão alimentar é sinal de deficiências (ou excesso) de alguns nutrientes, e uma boa anamnese com Nutricionista pode revelar muita coisa. E uma coisa é bem clara por todos profissionais da área da saúde: compulsão alimentar tem gatilho em questões emocionais e psicológicas. 

Manter refeições de forma fracionada, exercitar-se com frequência, caprichar em alimentos integrais (as fibras ajudam a segurar mais a fome), garantir alimentos proteicos (ovos, leite e derivados magros, carnes, tofu…) e consumir boa quantidade de ômega 3 já ajuda muito. Muitas vezes, o consumo de ácido graxo essencial ômega 3,  triptofano, GABA, e vitaminas/minerais em quantidades adequadas ao caso, pode ser necessário pra estabilizar o quadro.

 

 

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

 

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).  
 
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: