Atualmente vem aumentando o interesse da população por hábitos alimentares mais saudáveis, trazendo com isso algumas mudanças no mercado de alimentos. Com o surgimento de alternativas alimentares mais nutritivas, o suco natural está ganhando espaço junto ao gosto brasileiro. Observamos quiosques em shoppings cuja especialidade é a venda de sucos, com grande variedade e opções de sabores e nutrientes. Essas combinações oferecem em sua composição propriedades que trazem vários benefícios.
Dentre tantos tipos de sucos encontrados nos cardápios, temos diversas denominações que prometem prevenção e controle para alguns problemas de saúde; como é o caso dos sucos antiestresse que apresentam, frutas ricas em vitamina C, um excelente antioxidante, e outros nutrientes, que protegem o sistema nervoso e ajudam a acelerar a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, produzindo efeito calmante e reduzindo a sensação de cansaço.
Já os sucos detox apresentam nutrientes que podem favorecer a limpeza hepática, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo. Ele transforma essas toxinas vindas do ar poluído, dos agrotóxicos, aditivos alimentares e medicamentos em substâncias que são facilmente eliminadas pela urina, fezes e bile. A base dos sucos detox são vegetais verdes escuros, como salsão, couve, salsinha e hortelã, além da adição de uma ou duas frutas e de um termogênico, como o gengibre, por exemplo, que auxilia na aceleração do metabolismo.
Temos também sucos antigripais que são fontes de antioxidantes como vitamina C e A principalmente, e auxiliam no melhor condicionamento e estruturação das células de defesa, aumentando a imunidade e deixando o organismo fortalecido.
Os sucos diuréticos, estimulam a eliminação de toxinas e excessos de líquidos no organismo. Eles são preparados com ingredientes, como abacaxi, melão, limão, melancia, couve, pepino e chá verde.
Sucos laxativos possuem um alto teor de fibras insolúveis, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Algumas frutas, sementes e vegetais são excelentes laxantes, como é o caso do mamão, da maçã verde, da ameixa seca, da linhaça e do espinafre.
Os sucos, no geral, podem ser uma alternativa para inclusão de frutas, verduras e legumes, na correria do dia a dia, além de serem aliados no processo de hidratação. No entanto, não devem ser um substituto de uma refeição principal, mas sim uma forma de complementar nutricionalmente o cardápio, já que trazem na sua composição grande variedade de nutrientes e efeitos protetores, importantes na promoção da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário