quinta-feira, 18 de março de 2021

Benefícios dos Sucos

 


Atualmente vem aumentando o interesse da população por hábitos alimentares mais saudáveis, trazendo com isso algumas mudanças no mercado de alimentos. Com o surgimento de alternativas alimentares mais nutritivas, o suco natural está ganhando espaço junto ao gosto brasileiro. Observamos quiosques em shoppings cuja especialidade é a venda de sucos, com grande variedade e opções de sabores e nutrientes. Essas combinações oferecem em sua composição propriedades que trazem vários benefícios.

Dentre tantos tipos de sucos encontrados nos cardápios, temos diversas denominações que prometem prevenção e controle para alguns problemas de saúde; como é o caso dos sucos antiestresse que apresentam, frutas ricas em vitamina C, um excelente antioxidante, e outros nutrientes, que protegem o sistema nervoso e ajudam a acelerar a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, produzindo efeito calmante e reduzindo a sensação de cansaço.

Já os sucos detox apresentam nutrientes que podem favorecer a limpeza hepática, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo. Ele transforma essas toxinas vindas do ar poluído, dos agrotóxicos, aditivos alimentares e medicamentos em substâncias que são facilmente eliminadas pela urina, fezes e bile. A base dos sucos detox são vegetais verdes escuros, como salsão, couve, salsinha e hortelã, além da adição de uma ou duas frutas e de um termogênico, como o gengibre, por exemplo, que auxilia na aceleração do metabolismo.

Temos também sucos antigripais que são fontes de antioxidantes como vitamina C e A principalmente, e auxiliam no melhor condicionamento e estruturação das células de defesa, aumentando a imunidade e deixando o organismo fortalecido.

Os sucos diuréticos, estimulam a eliminação de toxinas e excessos de líquidos no organismo. Eles são preparados com ingredientes, como abacaxi, melão, limão, melancia, couve, pepino e chá verde.

Sucos laxativos possuem um alto teor de fibras insolúveis, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Algumas frutas, sementes e vegetais são excelentes laxantes, como é o caso do mamão, da maçã verde, da ameixa seca, da linhaça e do espinafre.

Os sucos, no geral, podem ser uma alternativa para inclusão de frutas, verduras e legumes, na correria do dia a dia, além de serem aliados no processo de hidratação. No entanto, não devem ser um substituto de uma refeição principal, mas sim uma forma de complementar nutricionalmente o cardápio, já que trazem na sua composição grande variedade de nutrientes e efeitos protetores, importantes na promoção da saúde.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Masoni, GL. Benefícios dos sucos. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.sp.gov.br Acessado em: 18/03/2021.

Nenhum comentário: