quinta-feira, 25 de março de 2021

Cacau

 


O cacau pode - e deve - ser consumido pelas crianças porque traz muitos benefícios à saúde, especialmente por ser riquíssimo em polifenóis, substância que protege o coração e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

No cacau existe um composto bioativo chamado teobromina, que favorece a cognição, estimulando melhoras na atenção, na associação, na memória, no raciocínio, no aprendizado, na imaginação, no pensamento e na linguagem. Ou seja, tudo o que os pequenos precisam durante a fase escolar.

 

Como oferecê-lo à criança?

O consumo do fruto in natura é sempre mais recomendado do que o consumo de alimentos processados que contenham o fruto na lista de ingredientes. Por isso, apresentar o cacau à criança, tal qual ele é, e explicar que é daquele fruto que são feitos os chocolates, pode ser uma experiência legal.

Você também pode utilizar cacau em pó em receitas como bolinhos e muffins saudáveis. Não podemos esquecer que dá para fazer um suco delicioso de cacau. Vale a pena provar!

 

Cacau é o mesmo que chocolate?

Um dos principais ingredientes do chocolate é o cacau, porém, nem todo tipo de chocolate é recomendado, já que alguns têm uma quantidade muito baixa do fruto e uma concentração muito grande de açúcares e outros compostos químicos que não fazem bem à saúde.

Para oferecer chocolate para as crianças, opte sempre por produtos que tenham a maior quantidade de cacau possível, acima de 70%, além disso, modere o consumo. Uma forma interessante é colocar o chocolate amargo junto com um espetinho de frutas. 

 


Período de Safra

Novembro-Fevereiro 

 

Bolinho de Chocolate Sem Glúten e Sem Leite (Indicado a partir de 2 anos)

 

Ingredientes:

2 ovos caipiras;

1 colher (chá) de extrato de baunilha;

1 xícara de (chá) de açúcar de coco;

1/2 xícara de (chá) de óleo de coco ou azeite de oliva;

1 xícara (chá) de farinha de amêndoas;

1 colher (café) de fermento em pó;

1/2 xícara de (chá) de cacau em pó.

 

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus. Bata no liquidificador os ovos, a baunilha, o açúcar e o óleo. Quando estiver tudo bem misturado, coloque a massa em uma tigela e misture a farinha de amêndoas e o fermento. Unte uma travessa pequena com óleo de coco, coloque a mistura e salpique cacau por cima. Leve ao forno por 30 minutos.

 

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:


De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

 

Nenhum comentário: