domingo, 11 de abril de 2021

Os Tipos De Sais

 


O sal é o ingrediente mais comum da cozinha brasileira e mundial, exercendo propriedades funcionais e sensoriais importantes. Composto basicamente de cloreto de sódio e compostos de iodo, o sal realça o sabor e influi nos aromas de outros ingredientes, reforçando a doçura ou reduzindo o amargor, além disso, ele aumenta a sensação de densidade e textura dos alimentos, deixando-os mais saborosos e atrativos.

O sódio tem papel importante no organismo humano, participa nos processos de contração muscular, transmissão de impulsos nervosos, equilíbrio ácido- base e controle do volume plasmático, porém, seu consumo em excesso pode causar diversos problemas para o organismo, como o aumento do volume de sangue, que causa aumento na pressão arterial, um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como: insuficiência renal, aterosclerose, complicações cardiovasculares, entre outras... Por esses motivos, atualmente no mercado há uma grande variedade de sais disponíveis, são eles:

Sal refinado: é o mais comum. Processado para retirar impurezas, perde muitos minerais e sua textura fina colabora para que seja misturado de forma mais homogênea. Um grama possui 400mg de sódio.

Sal light: Reduzido no teor de sódio, ele é composto de metade cloreto de sódio e outra metade de cloreto de potássio, indicado para pessoas com restrição ao consumo de sódio. Um grama possui 197 mg de sódio.

Sal marinho: menos processado que o sal refinado, contém mais minerais. Pode ser grosso, fino ou em flocos e ainda pode ser branco, rosa ou cinza, dependendo da região em que foi retirado e da quantidade de minerais que possui. Um grama contém cerca de 420 mg de sódio, quantidade bem similar ao do sal refinado, porém a vantagem é que, pelo fato de ter um sabor mais intenso, pequenas quantidades já são suficientes, possibilitando uma redução no consumo de sal nas refeições.

Sal do Himalaia: é rosa por que é rico em cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Um grama possui cerca de 230 mg de sódio.

Flor de sal: este possui uma quantidade maior de sódio em relação ao sal refinado, pois são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas, sem passar por mais nenhum processo. Tem sabor mais intenso, possibilitando a utilização de uma quantidade menor do ingrediente para salgar os alimentos, e textura crocante. Um grama contém 450 mg de sódio.

Sal negro: este tem sabor sulfuroso e cor escura, característica da presença de composto sulfúrico e ferro em sua composição. Um grama contém 380 mg de sódio.

A organização mundial da saúde recomenda a ingestão menor que 5 gramas de sal por dia, o equivalente a menos de 2 gramas de sódio. O consumo do brasileiro está muito além disso, segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2008-2009 este consumo passa dos 8,2 gramas de sal por dia. Por isso, a utilização desse ingrediente, independente da variedade ou do tipo escolhido, deve ser feita com moderação, afim de evitar doenças que comprometam a saúde e garantir uma vida saudável.

 

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Castro, B. Os tipos de sais. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 11/04/2021.

Nenhum comentário: