quinta-feira, 1 de abril de 2021

Chlorella

 


A Chlorella é uma microalga verde, de água doce, descoberta pelos japoneses e é comumente utilizada como complemento alimentar.

As microalgas, vêm sendo cada vez mais consumidas pelo seu alto valor nutritivo e atividade antioxidante devido à presença de grandes quantidades de compostos fenólicos, atuando no combate a doenças degenerativas como câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, entre outras.

As proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais encontrados na Clorella a tornam ainda mais rica e nutritiva, podendo ser utilizada como suplemento alimentar em cápsulas, pastilhas, extratos ou em pó.

Essa microalga possui, em média, 53% de proteínas, 23% de carboidratos, 9% de lipídeos e 5% de vitaminas e minerais, porém as quantidades podem variar conforme seu cultivo. Alguns dos nutrientes que ganham maior destaque, em sua composição são:

  • Clorofila: auxilia no combate aos radicais livres e aumenta a oxigenação nas células do organismo;  
  • Vitaminas do complexo B: possui uma elevada concentração de vitamina B12, vital na regeneração celular, e B7 (biotina) considerada importante para saúde da pele, unhas e cabelo; 
  • Minerais: o ferro presente na microalga, juntamente com a vitamina B12 (cobalamina), é indicado no tratamento e prevenção de anemia, já o zinco e o magnésio atuam no bom funcionamento de nervos, músculos e do metabolismo em geral. 

Vale destacar também que o consumo da Chlorella auxilia na desintoxicação hepática, na eliminação de metais pesados, na regulação intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias.

Alguns estudos já demonstraram, inclusive, que a alga, quando associada a bons hábitos alimentares e atividade física, pode auxiliar no processo de emagrecimento, por aumentar a saciedade e, consequentemente, permitir que menos calorias sejam ingeridas.

Para que a Chlorella apresente todos seus efeitos benéficos, é necessário que seja consumida em quantidades que variam de 1 a 3g ao dia e associada a outros hábitos saudáveis, já que seu uso exclusivo, assim como de qualquer outro suplemento, não é capaz de fornecer nenhuma vantagem ao organismo.

 

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Fonseca, JR. Chlorella. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 01/04/2021.

Nenhum comentário: