Minerais são elementos que ocorrem na natureza e estão presentes em plantas, em rochas, na terra e na água, bem como dentro do corpo humano, onde ajudam a dar estrutura a vários sistemas fisiológicos. A saúde e o metabolismo dependem de níveis adequados de minerais essenciais.
Múltiplas funções
Ossos e dentes, por exemplo, são compostos de cálcio e fósforo, que conferem dureza e força permitindo que ossos protejam os órgãos e suportem o peso do corpo. Minerais são importantes para a produção de certas biomoléculas que as células precisam para funcionar e sobreviver. Assim, o ferro é necessário para produzir hemoglobina, uma proteína que ajuda a transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos. O enxofre compõe importantes enzimas antioxidantes que controlam a oxidação e protegem as membranas celulares. Cromo e vanádio estão implicados no metabolismo dos carboidratos.
Nutrientes essenciais
Minerais são substâncias inorgânicas, por isso não podem ser produzidos pelo corpo humano e é necessário obtê-los de alimentos (ou suplementos). É por isso que os minerais que o corpo precisa são chamados de nutrientes essenciais, como cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloreto, magnésio, enxofre, ferro, zinco, iodo, cromo, cobre, molibdênio, manganês, selênio, silício, vanádio e cobalto. Felizmente, as plantas são muito eficientes em absorver minerais do solo, e assim podemos ingerir quantidades generosas de minerais essenciais comendo uma variedade de frutas, vegetais, grãos e sementes. Alimentos de origem animal também fornecem minerais.
Macrominerais e minerais-traço
O corpo usa minerais para muitos trabalhos diferentes, como manter ossos, músculos, coração, cérebro e outros órgãos funcionando bem. Minerais também são importantes para produzir enzimas e hormônios. Há dois tipos de minerais: macrominerais e minerais-traço. Os macrominerais são necessários em quantidades maiores, e incluem cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, cloreto e enxofre. Já os minerais-traço estão presentes em diminutas quantidades, como ferro, manganês, cobre, iodo, zinco, cobalto, selênio.
Tireoide e pituitária
Vários minerais desempenham um papel importante no sistema endócrino e na produção de hormônios. Hormônios da tireoide comandam o metabolismo e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento, e a glândula só pode fabricar hormônios na presença de iodo e selênio. Já a deficiência de zinco inibe a glândula pituitária, travando a liberação de hormônios que comandam a produção de testosterona. Além disso, milhares de enzimas no corpo dependem de minerais, como o magnésio, que é um cofator para mais de 300 enzimas.
Imunidade
O sistema imunológico é composto por uma vasta e complexa rede de células, tecidos e órgãos que estão constantemente trabalhando em conjunto para proteger o corpo de ataques externos (vírus, bactérias) e doenças. Para que a imunidade funcione em capacidade plena, é necessário manter o equilíbrio adequado de minerais, com destaque para zinco, magnésio, selênio, ferro e manganês.
Minerais na natureza
Os nutrientes necessários à vida ocorrem naturalmente no solo e na água, e são absorvidos pelas plantas. Em um mundo ideal, poderíamos facilmente atender às necessidades diárias de nutrientes comendo uma variedade de produtos frescos todos os dias, porém as práticas agrícolas modernas tornaram isso difícil de alcançar. Ao longo dos anos, a agricultura industrial foi associada ao uso de fertilizantes químicos e pesticidas, irrigação pesada, lavoura intensiva com redução da capacidade mineral do solo. Essas práticas esgotam a terra de nutrientes e também baixam seu teor de matéria orgânica. Assim as plantas cultivadas convencionalmente tendem a ser menos nutritivas do que as obtidas por cultivo orgânico.
Suplementação
A deficiência de minerais essenciais nos alimentos é um grande problema, visto que vegetais orgânicos são caros e nem sempre disponíveis. A dosagem no sangue pode evidenciar a carência de minerais, e muitas vezes há necessidade de suplementação. Minerais podem ser manipulados ou comprados prontos. A qualidade dos suplementos é muito importante, pois se os minerais não forem biodisponíveis, a maior parte será simplesmente eliminada, sem a devida absorção e utilização pelo organismo. O ideal é usar minerais quelados, que são ligados a aminoácidos ou ácidos orgânicos, o que aumenta o seu aproveitamento pelo organismo. Consulte o médico para obter o tratamento mais adequado ao seu caso.
Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki.
Título de Especialista em Nutrologia – Associação Brasileira de Nutrologia;
Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;
Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;
Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.
Referências Bibliográficas:
*BMJ 2020. Health effects of vitamin & mineral supplements.
*US National Library of Medicine. Medline Plus – Minerals.
*Michigan Medicine. Minerals: Their Functions and Sources.
Nenhum comentário:
Postar um comentário