segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Cranberry e D-Manose no Tratamento Natural Contra Cistites

 


O risco de infecções do trato urinário nas mulheres é 14 vezes maior do que nos homens. Como geralmente as cistites são causadas por bactérias, principalmente a Escherichia coli, isto resulta em um grande consumo de antibióticos de amplo espectro, o que acaba levando ao aumento das taxas de bactérias resistentes. A busca por opções de prevenção e tratamento sem antibióticos é de grande importância. Dois fortes aliados nesta batalha são cranberry e D-manose.

 

CRANBERRY

Cranberry é um frutinho vermelho bem conhecido pelos efeitos benéficos nas infecções do trato urinário. O aumento global da resistência a antibióticos e da recidiva de infecções estimulou a procura de novas estratégias terapêuticas. Como alternativa natural, o uso de cranberry em suas diversas formas, como fruta fresca ou seca, em sucos, extratos e suplementos, tem sido amplamente recomendado no tratamento e na prevenção de cistites.

 

Ação anti-inflamatória

Cranberry é considerado eficaz na redução da ocorrência e gravidade das cistites. Por diversos mecanismos o fruto atua evitando a adesão de bactérias patogênicas ao trato urinário, o que previne a repetição da infecção. Além disso, cranberry também diminui os sintomas relacionados à cistite, suprimindo sinais inflamatórios causados pela invasão bacteriana. Revisões sistemáticas e meta-análises concluíram que os produtos de cranberry baixaram significativamente a incidência do problema, particularmente em pessoas com infecções recorrentes do trato urinário.

 

Vitamina C, polifenóis e açúcares

Rico em vitamina C, cranberry acidifica a urina ajudando a reduzir o crescimento bacteriano. O frutinho é ótima fonte de polifenóis e flavonoides com ação antioxidante e anti-inflamatória. Cranberry também contém pequena proporção de D-manose, um tipo de açúcar que se gruda na bactéria E. coli, principal causadora de cistite, e assim ela pode ser ‘enxaguada’ quando se urina. Seus outros açúcares simples e complexos atuam em sinergia contra as bactérias.

 

Como tomar

A dose de cranberry varia de acordo com o produto e a indicação. O extrato seco padronizado de cranberry vem em cápsulas de 500 mg, e podem ser necessárias de 4 a 6 cápsulas por dia (consulte o seu médico). Na manutenção preventiva pode se empregar 2 cápsulas diárias.

 


D-MANOSE

D-manose é um derivado da glicose com muitos benefícios na saúde. Ela atua na imunidade, no diabetes mellitus, em doenças intestinais, e também é usada como matéria-prima para sintetizar agentes imunoestimulantes e anticancerígenos. D-manose funciona no tratamento de cistites agudas, na profilaxia em mulheres com infecções recorrentes ou para a prevenção de infecção do trato urinário pós-relação sexual, e é segura para adultos e crianças.

 

Ações

A bactéria E. coli possui estruturas semelhantes a fios de cabelo (pili) que permitem a sua fixação na bexiga. D-manose tem a capacidade de envolver e 'grudar' na E. coli, impedindo que ela se prenda na parede da bexiga, e assim ao urinar a bactéria é levada embora, simplesmente enxaguada para o exterior. Acredita-se também que a ação da D-manose pode ser pela ativação de uma glicoproteína específica que atua na defesa do corpo contra infecções urinárias.

 

Como tomar

Apenas pequenas quantidades de D-manose são metabolizadas, e por isso ela não interfere na regulação da glicemia. A maior parte é filtrada através dos rins, indo para a bexiga, e em seguida é excretada na urina. A dose usual é de 2 gramas duas a três vezes por dia, mas pode variar de acordo com a necessidade específica.

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

*International Journal of Womens Health 2022. Cranberry Supplement, D-Mannose & Other OTC Modalities for Prevention of Recurrent UTI in Women.

*PLoS One 2021. Consumption of cranberry as adjuvant therapy for urinary tract infections in susceptible populations: a systematic review & meta-analysis.

*Molecules 2020. Cranberry Polyphenols & Prevention against Urinary Tract Infections.

*Molecules 2020. Oligosaccharides & Complex Carbohydrates: New Paradigm for Cranberry Bioactivity.

*Biomedical Reports 2022. Systematic review of the effect of D-mannose with or without other drugs in the treatment of symptoms of urinary tract infections/cystitis.

*European Urology in Focus 2020. D-Mannose in Prevention of Recurrent Urinary Tract Infections: Evidence from a Systematic Review.

*American Journal of Obstetrics & Gynecology 2020. D-mannose versus Other Agents for Recurrent Urinary Tract Infection Prevention in Adult Women: Systematic Review & Meta-Analysis.

 

 

Nenhum comentário: