sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Frango x Peru: Algum Deles É Mais Saudável?

 


O peru e o frango são carnes com características nutricionais bem semelhantes. São saborosas, ricas em nutrientes, mais magras e saudáveis do que as carnes vermelhas.

Ambas têm cerca de 20 a 25% de proteínas de grande qualidade e alto valor biológico em sua composição.

Há, porém, uma diferença quanto aos níveis de gordura. Embora tanto o peru quanto o frango sejam carnes consideradas magras, o frango apresenta o dobro da quantidade de lipídios (gorduras) do que o peru.

A quantidade de colesterol na carne do frango também é maior. O peito de peru, por exemplo, tem menos de 50 mg de colesterol por 100 gramas do produto, enquanto que o peito de frango tem mais de 80 mg.

A carne do peru tem sabor mais marcante e acentuado do que a do frango. É também um pouco mais seca - por ser mais magra. Uma ótima dica é manter a carne do peru por pelo menos duas horas marinando, imersa em algum suco cítrico (limão ou laranja), acrescido de uma mistura de temperos de sua preferência, antes do seu preparo.

Ainda que o peru seja mais magro, lembre-se que a gordura de ambas pode ser facilmente retirada, depois do preparo. Então, fique à vontade para escolher aquela que preferir, pois elas são bastante parecidas.

Prefira carnes orgânicas, produzidas em criadouros certificados e sustentáveis ou, melhor ainda, animais criados soltos, fora de confinamentos. Lembre-se que as carne dessas aves não deve ser consumida mal-passada - mas cuidado para não exagerar e deixá-las excessivamente secas!

As porções devem ter cerca de 150 gramas, aproximadamente do tamanho da palma da sua mão. E, de preferência, dispense a pele, que é a parte mais calórica.

As carnes de aves possuem uma enorme variedade de vitaminas, especialmente as do complexo B. São alimentos muito ricos, que podem fazer parte da rotina alimentar de todos aqueles que preferem carnes mais magras e saudáveis!

#frangoouperu #dietanonatal #habitossaudaveis #receitasdenatal #comidasaudavel

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: