terça-feira, 4 de abril de 2023

Bacalhau: Dessalgar Vai Torná-lo Mais Saudável

 


O bacalhau foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses e logo se tornou um prato com presença garantida em datas especiais. É um peixe magro, com baixo valor calórico, delicioso e versátil.

Ideal para quem deseja perder peso, sem abrir mão do valor nutricional, o bacalhau é rico em proteínas, auxilia na regeneração muscular, além de promover a diminuição do colesterol ruim (LDL) e fortalecer o sistema imunológico.

É fonte de magnésio, fósforo, cálcio e sódio. É também rico em ômega 3 e em vitaminas A, D, E, B6 e B12. Seu consumo pode melhorar a memória, a concentração, a visão e a saúde do sistema cardiovascular.

A tradição de conservar o bacalhau no sal tem origem mediterrânea, ainda no início do primeiro milênio. Como não existiam geladeiras, o salgamento dava maior durabilidade ao peixe, mantendo seus nutrientes e deixando seu paladar ainda mais apurado.

A tradição se manteve até hoje. Porém, especialmente para pessoas que têm necessidade de reduzir a ingestão de sal, é preciso dessalgar o bacalhau - sem que, para isso, seja necessário mudar o seu sabor, nem diminuir seus nutrientes.

COMO DESSALGAR O BACALHAU?


Lave as postas de bacalhau em água corrente, até tirar todo o excesso de sal. Em seguida, deixe-o de molho em uma vasilha, coberto totalmente por água, dentro da geladeira. Acrescente pedras de gelo e troque a água a cada 4 horas.

Esse processo pode levar até 2 dias e é preciso manter o peixe sempre dentro da geladeira.

Procure também retirar a pele e optar pelo preparo no forno ou no vapor. Adicione legumes para acompanhar e prefira sempre o azeite extravirgem no lugar do tradicional óleo de cozinha. Finalize com ervas finas, para deixar o sabor ainda mais especial!

O bacalhau é uma ótima pedida para aliar paladar, sofisticação e saúde à sua mesa. Esse é um privilégio que você pode se oferecer de vez em quando! Bom apetite!

#bacalhau #dessalgarbacalhau #comapeixe #comapeixeevivamais #consulteumnutricionista

 

  As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: