quinta-feira, 6 de abril de 2023

Páscoa Sem Exageros

 


A Semana Santa é sinônimo de almoço em família, com o tradicional bacalhau ou peixe da sua preferência. Para aqueles que não apreciam o bacalhau, mas são amantes de peixes, não faltam boas opções como: pescada, salmão, linguado, sardinha, que são ricos em ômega 3. Por isso, é hora de aproveitar essa tradição e usufruir desses alimentos deliciosos e saudáveis.

E por falar em Páscoa, é uma data em que o chocolate é muito consumido, mas fiquem tranquilos, pois é possível sim, comer o seu chocolate preferido durante a Páscoa sem atrapalhar a sua alimentação saudável. O mais importante é se confraternizar com amigos, familiares e pessoas queridas, curtir o momento com moderação e não se sentir culpado. Não devemos olhar a Páscoa, como um momento de restrição alimentar, pois é possível adotar  estratégias saudáveis durante esse período.

A palavra chave é “equilíbrio” prestar atenção nas quantidades, na qualidade e fazer algumas substituições de alimentos, para não correr o risco de perder todo o esforço e resultados obtidos nos dias anteriores.

Dicas para aproveitar a Páscoa sem exageros:

Não se culpe

O primeiro passo para evitar exageros é adquirir consciência sobre os impactos dos alimentos na sua saúde. Se você já segue uma rotina saudável, tem uma alimentação equilibrada, não vai ser um dia de comemoração que irá te prejudicar. A culpa é um sentimento negativo que acaba prejudicando esses momentos de confraternização. Isso não quer dizer, que você irá comer por impulso, e como se não houvesse o amanhã, ao ver a mesa repleta de delícias e chocolates. A palavra chave é o equilíbrio, lembrem-se sempre.

Não pule refeições


Jamais pule uma refeição para compensar as calorias consumidas no almoço. Manter os hábitos alimentares saudáveis e comer nos horários recomendável, evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de sentir muita fome e exagerar nos alimentos gordurosos e calóricos.

Inicie a refeição com saladas e aposte nas proteínas



Evite beliscar as guloseimas antes do almoço e monte um prato principal com saladas variadas e proteína, para aproveitar melhor os nutrientes desses alimentos. As saladas são ricas em vitaminas, minerais, têm poucas calorias e ajudam a dar saciedade, principalmente as cruas, que contêm mais fibras. A vantagem da Páscoa são os pratos feitos com peixes, que são ricos em proteínas e ômega 3 e possuem gorduras boas.  

Opte pelos chocolates amargos.

O chocolate amargo possui de 70-90 % de cacau na composição, é considerado um alimento funcional pelos benefícios que proporciona a saúde. O meio amargo possui de 40-50% de cacau, costuma ser menos calórico por que possui menos açúcar, gordura e leite na composição. O chocolate branco leva uma quantidade maior de gordura e açúcar, por isso, são mais calóricos e não possui benefícios à saúde. O chocolate ao leite contém em torno de 25% de cacau sólido, possui gordura, leite e açúcar na composição. As versões diet são indicadas apenas para quem tem diabetes, pois podem conter adoçantes artificiais e mais gordura em sua composição.

Sobrou chocolates, o que fazer?

Se você consegue se controlar, o ideal é guardar parte dos chocolates para preparar novas receitas ou para oferecer aos amigos e familiares quando forem te visitar;

Mas, você se conhece melhor do que ninguém, então, se você sabe que não consegue se controlar quando tem chocolates em casa, doe parte deles;

Pense que não é a última vez que você vai comer chocolates! Você pode comer chocolate o ano inteiro, com equilíbrio e moderação.

Retome a rotina com alimentação saudável e exercícios físicos



Retorne à rotina saudável. Para evitar o inchaço, é fundamental apostar na hidratação para eliminar as toxinas do organismo, consuma 35 ml de água por kg de peso.

Na semana seguinte à Páscoa, consuma menos carboidratos, aposte em chás diuréticos e não consuma frituras, açúcares e bebidas alcoólicas, assim como alimentos industrializados, ricos em sódio. Invista em uma alimentação natural, com frutas, verduras, legumes, proteínas magras, ovos e retorne a sua rotina de exercícios físicos.

Segue abaixo uma sobremesa saudável para o Almoço da Sexta ou da Páscoa.

Cubinhos Gelados

Ingredientes:

 

·         bananas grandes congeladas. Pode ser a nanica ou a prata;

·         1 colher (sopa) de pasta de amendoim integral;

·         2 colheres (sopa) de iogurte natural;

·         Canela em pó a gosto (Opcional);

·         Chocolate 70% cacau.

Modo de preparo

- Bata a banana congelada, adicione o iogurte, a pasta de amendoim e a canela em pó até ficar consistente;

- Espalhe em uma forma ou pote e leve ao freezer até congelar. Corte em cubinhos e mergulhe no chocolate 70% cacau.

Que a Páscoa seja um momento de renovação e de muita reflexão, para que possamos ser melhores a cada dia. Que a renovação da vida e da fé seja a bênção desta Páscoa, trazendo muita paz, amor e união a todos.

Feliz Páscoa!

Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387

*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba. 

*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.

*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP). 

*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.

*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.

*Atendimento em Consultório e Home Care.

*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Huuumm Chocolate, minha perdição😬😁💋
Amei as dicas Van💕