sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Gordofobia: Tristezas Reais Por Defeitos Imaginários

 

A Gordofobia é o preconceito que se baseia em uma única característica, que é apontada como defeito: a obesidade, em maior ou menor grau.

A palavra "gordo" é usada por algumas pessoas como sinônimo de "feio", "desleixado" ou "incapaz". A gordofobia é, sem dúvida, um dos tipos mais comuns de bullying, fruto de uma visão intolerante e superficial, que valoriza um padrão de beleza que define que só o corpo magro é perfeito.

É fácil perceber que o "defeito", na verdade, é do gordofóbico - aquele que julga pessoas como inferiores, desprezíveis ou repugnantes. Mas, que fique claro: muitas delas sofrem muito com este julgamento.

A gordofobia é uma discriminação que, assim como qualquer outra, fere, humilha e maltrata, podendo levar à baixa autoestima, sensação de solidão, raiva, entre outros. Isto pode afetar profundamente a pessoa humilhada, interferindo em sua vida afetiva, social e profissional.

Não são poucos os relatos de vítimas de gordofobia que desenvolvem transtornos como a compulsão alimentar, bulimia e anorexia. Nestes casos, é fundamental a ajuda de um Psicólogo, para trabalhar as complexas questões mentais e emocionais envolvidas nestes casos.

Igualmente importante é o acompanhamento com um nutricionista, que participa do tratamento avaliando o estado nutricional do paciente e desenvolvendo um plano de ação focado na saúde e no bem-estar - independente de modelos ou padrões predefinidos.

O nutricionista faz um estudo individual, considerando as necessidades e gostos pessoais, propõe mudanças que incluam alimentos e hábitos mais saudáveis, ampliando (e não limitando) suas escolhas. Perder algum peso é só uma parte dessa história: o objetivo é fazer você se sentir bem, mais saudável e, acima de tudo, mais feliz.

É possível reconstruir e fortalecer a autoestima, promovendo saúde e aceitação da beleza de cada corpo, em sua singularidade - sem dar ouvidos à gordofobia e a quem, ao atacar e depreciar o outro, diminui a si mesmo. Conte comigo!

#gordofobia #nutricaointegrativa #nutricaofuncional #emagrecimentointeligente #plussizebrasil

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: