sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Frutas Estragadas: Como Elas Afetam As Outras Frutas?

 

Você já deve ter percebido que, quando uma fruta amadurece e estraga, parece que as outras frutas próximas também estragam mais rápido. Isso de fato acontece, devido a um hormônio - chamado de etileno - que as frutas produzem.

Esse hormônio que leva à aceleração do amadurecimento da fruta, é gasoso, inodoro e incolor, e se transporta facilmente por difusão. Ele é autocatalítico, ou seja, sua presença estimula o aumento de sua produção, inclusive nas outras frutas que estejam próximas.

Diferente dos produtos de origem animal, as frutas e hortaliças continuam vivas depois de serem colhidas, mantendo ativos seus processos biológicos. A respiração é um deles (sim, plantas também respiram!). O aumento do etileno provoca aumento dessa taxa "respiratória" da fruta, acelerando o seu amadurecimento e consequente apodrecimento e degradação.

Porém, isso não acontece com todos os frutos, apenas com os chamados "frutos climatéricos", aqueles que produzem etileno, mesmo depois de colhidos. Entre eles estão a maçã, manga, mamão, abacate, banana, goiaba, maracujá, pera e ameixa.

Quando essas frutas estão muito maduras, já começando a estragar, elas produzem muito etileno e estimulam outras frutas climatéricas a fazerem o mesmo.

Sabendo disso, ao comprar uma fruta ainda verde, embale-a em um jornal, para que o gás etileno fique concentrado ali e estimule o amadurecimento daquela fruta, sem afetar as demais. Por outro lado, manter a fruta sob refrigeração pode retardar este processo, fazendo com que dure mais.

Evite também comprar frutas que tenham furos, cortes ou amassados, pois isso as tornam mais suscetíveis a bactérias e fungos, que fermentam os açúcares e aceleram a degradação da fruta.

O ideal é não esperar demais! Comer frutas frescas, além de delicioso, é muito saudável! Seu nutricionista pode auxiliar você a inseri-las em sua rotina e usufruir de todos os benefícios que oferecem!

#frutasfrescas #frutasmaduras #alimentacaosaudavel #nutriçãoévida #orientacaonutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: