quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Cólicas Menstruais: A Alimentação Ajuda A Aliviar?

 

A cólica menstrual é incômoda demais, não é? 😩 Ela está entre as reclamações mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva e pode afetar muito a qualidade de vida - especialmente daquelas que sofrem com cólicas muito intensas ou frequentes.

Talvez você não saiba, mas a alimentação pode ajudar a diminuir essas cólicas e trazer mais conforto para quem sofre com elas.

Por exemplo, as propriedades anti-inflamatórias do gengibre ajudam a reduzir a intensidade da dor. Chás de camomila e de ervas também são apreciados por seu potencial de alívio.

Alimentos ricos em ácidos graxos de origem vegetal, como as sementes de abóbora e de linhaça, chia, amêndoas, nozes, abacate, peixes de água fria, e azeite extravirgem são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, e são muito úteis para o alívio da dor.

Ao mesmo tempo, é bom saber o que evitar! É o caso dos alimentos ultraprocessados (geralmente ricos em gorduras saturadas), frituras, açúcar refinado, assim como o café. Evite-os durante o período menstrual, pois eles aumentam a propensão à inflamação e ao desconforto.

Beber bastante água também ajuda a manter o metabolismo equilibrado e reduzir a inflamação e o inchaço, que também estão associados à dor.

Um nutricionista pode criar um plano alimentar especial para você, incluindo esses alimentos ricos em nutrientes que reduzem a inflamação e podem ajudar a aliviar as cólicas.

Cuidar da sua alimentação é uma maneira natural de cuidar de você e do seu bem-estar! Alimentar-se adequadamente pode não apenas aliviar a intensidade das cólicas, mas também promover uma vida mais saudável e equilibrada, todos os dias. Conte comigo! 🌼🥦

#ColicaMenstrual #AlimentaçãoESaúde #CólicasMenstruais #AcompanhamentoNutricional #VidaSaudável

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: