sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Alimentos que bronzeiam





Com a chegada da estação mais quente do ano, o verão, nada melhor do que curtir uma praia e de quebra pegar um bronzeado, certo?

Num país tropical como o Brasil, cheio de belas praias, nada mais comum do que ver pessoas passarem longos períodos (horas) ao sol buscando um bronzeado semelhante ao de quem vive à beira-mar. A pressa acaba muitas vezes carregando na pele ao invés de uma bela cor, queimaduras, bolhas, ardor, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Segundo o médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia, Durval Ribas Filho, além dos cuidados básicos de proteção com filtros cosméticos, chapéus, bonés, óculos escuros e exposição nos horários de menor intensidade (antes das 10:00hs e após as 16:00hs), há uma outra forma de ajudar a pele a se proteger dos raios solares, e de quebra, acelerar a conquista do tão sonhado bronzeado: ingerir alimentos ricos em betacaroteno (constitui um pigmento natural e o mais abundante do grupo dos carotenóides, presente nos alimentos. É encontrado, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura. Nestes, a cor natural do carotenóide é mascarada pela clorofila), antes, durante e até depois da exposição ao sol.

Os alimentos com este perfil são legumes, frutas e verduras de cor alaranjado ou verde-escuro, como cenoura, pimentão, batata doce, mamão, abóbora, caqui, manga, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho. Sucos naturais com cenoura, espinafre, laranja e hortelã também são opções que trazem uma quantidade maior de betacaroteno, que nada mais é do que um pigmento alaranjado antioxidante estimulador da melanina, responsável por deixar a pele bronzeada.

O betacaroteno combate à formação de radicais livres, que, quando produzidos em grandes quantidades pelo nosso organismo, podem causar o envelhecimento precoce. Por isso, o consumo dos alimentos ricos nesta substância, mesmo após a exposição solar, é importante, pois trazem boa quantidade de vitaminas e minerais, beneficiando o organismo como um todo.

Mesmo pessoas muito brancas podem recorrer a alimentos ricos em betacaroteno para se bronzear melhor. Porém, não adianta esperar por um milagre, pois a alimentação pode ajudar, mas o bronzeamento varia de pessoa para pessoa.

É importante consumir regularmente legumes, frutas e verduras ricos em betacaroteno como parte de uma alimentação saudável. São recomendadas de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes. O consumo diário é fácil de ser cumprido: em forma de sucos ou saladas, duas vezes ao dia. Duas cenouras e dois copos de suco diariamente, por exemplo, são suficientes.
 
Devemos ainda manter a pele hidratada. Além desses alimentos, que são ricos em água, deve-se tomar cerca de dois litros de líquidos ao dia, seja como água, água-de-coco, sucos e chás gelados. E modere no consumo de gorduras que elevam a temperatura do organismo, ajudando na perda de água. 

Mas cuidado para não exagerar. Embora não exista limite para o consumo desse tipo de alimento, a ingestão em excesso pode causar um acúmulo desse pigmento que confere uma cor alaranjada à pele, que nós chamamos de carotemia. Um indício de que o consumo está excessivo é a palma da mão ou a planta do pé apresentarem uma coloração muito amarelada.
 
 
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Beyrute, M; Oliva, ABG. Alimentos ajudam a pegar e manter bronzeado. Disponível em: www.folha.uol.com.br Acessado em: 11/12/2012.

Conheça os alimentos que ajudam no bronzeado. Disponível em: www.estilo.uol.com.br Acessado em: 11/12/2012.

Naves, MMV. Beta-caroteno e câncer. Rev. Nutr, 1998; v.11, n.2, p. 99-115.
Postar um comentário