sexta-feira, 1 de março de 2019

Doença de Crohn X Nutrição


A doença de crohn (DC) é classificada como uma doença inflamatória intestinal (DII) caracterizada por uma inflamação crônica do trato gastrointestinal (TGI). Pessoas acometidas com DC apresentam deficiências nutricionais que podem ser manifestadas de diversas formas, como: perda de peso, hipoalbuminemia, balanço nitrogenado negativo, anemia, deficiência de vitaminas e minerais, podendo afetar a intensidade da resposta inflamatória e, consequentemente, piorar o prognóstico do paciente.

A alimentação afeta significantemente as pessoas com doença de crohn, pois quando o Intestino Delgado está inflamado, o que é frequente em pacientes com a DC, o intestino não consegue digerir e absorver os nutrientes do bolo alimentar.

Esta é uma das razões que levam as pessoas com a Doença de Crohn a ficarem desnutridas, e com falta de apetite.  Além disso, os alimentos mal digeridos que passam pelo Intestino Grosso, interferem na conservação da água pelo organismo, mesmo se o Cólon não estiver afetado. 

Assim, quando a DC afeta o Intestino Delgado, ela pode causar diarreia e desnutrição. Caso o Intestino grosso também esteja inflamado, a diarreia pode ser ainda mais intensa. 

O nosso organismo necessita de um aporte constante de nutrientes como fonte de energia e para a formação dos nossos tecidos.

O intestino delgado é responsável pela absorção desses nutrientes, que em seguida passam para a corrente sanguínea. Quando ocorre alguma disfunção na estrutura do intestino delgado (ID), ou se as enzimas e as substâncias químicas nele existentes não atuam corretamente no processo digestivo, os alimentos ingeridos podem não ser absorvidos. 

A mucosa intestinal normal é composta por pregas, pequenas projeções chamadas vilosidades e projeções ainda mais finas e pequenas chamadas micro vilosidades, estas últimas criam uma enorme superfície de absorção e se de alguma forma estas micro vilosidades estiverem comprometidas na sua ação, a absorção dos nutrientes será feita deficientemente. As causas podem ser várias e a má absorção é um sintoma da doença de crohn que afeta o correto funcionamento do intestino delgado, provocando alterações físicas na superfície interna de absorção.

A vitamina B-12 é absorvida no íleo inferior e as pessoas que sofrem de Doença de Crohn podem ter deficiência de vitamina B-12 por serem incapazes de absorver quantidade suficiente desta vitamina através da sua alimentação ou da ingestão dela em forma de suplemento. 

A deficiência do ácido fólico é também comum e deve ser suplementada, se o paciente sofre de má digestão ou passou por cirurgia do intestino, a vitamina D também é fundamental.

Embora dieta e nutrição não estejam relacionadas às causas da Doença de Crohn, manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, pode ajudar o paciente a ter uma vida mais saudável. 

Fazer mudanças na sua alimentação, especialmente durante as crises pode reduzir os sintomas e repor os nutrientes necessários. É importante comer porções menores em intervalos mais frequentes: cinco refeições menores a cada três ou quatro horas.

Algumas pessoas se sentem melhor após reduzirem o consumo de leite e derivados do leite ou de frutas, verduras e legumes crus, que são ricos em fibras. Outras pessoas melhoram após a redução do consumo de alimentos ricos em gordura ou açúcar. Como cada paciente reage de maneira diferente, os alimentos que pioram ou melhoram os sintomas da Doença de Crohn em uma pessoa não é o mesmo em outra. 

Alguns alimentos podem diminuir os sintomas e devem ser consumidos, entre eles: arroz, purês, carnes magras, legumes cozidos, ovo cozido, gelatina, banana maçã, maçã, chuchu, mandioquinha, batata, cenoura, abobrinha, espinafre, agrião, óleo de peixe, sardinha, atum e salmão.

Outros alimentos devem ser restritos da alimentação, como: feijão, verduras cruas, mamão, pera, laranja, ameixa, leite, iogurte, queijos, mel, aveia, carne de porco, linguiça, salsicha, carnes gordas, banha, biscoitos amanteigados, doces folhados, chocolate, frituras, gratinados, preparações sauté, maionese, pratos prontos, industrializados, manteiga, margarina e creme de leite.

A boa nutrição é aquela que permite ao organismo ter as reposições necessárias para manter-se saudável.

Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387

*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba. 

*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.

*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP). 

*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.

*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.

*Atendimento em Consultório e Home Care.

*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Referências Bibliográficas:
1.     SANTOS L.A.A. et al . Terapia Nutricional nas Doenças Inflamatórias Intestinais: artigo de revisão, 2015. Departamento de Clínica Médica - Faculdade de Medicina de Botucatu - SP.
2.     Hwang C, Ross V, Mahadevan U. Hwang C, Ross V, Mahadevan U. Micronutrient Deficiencies in Inflammatory Bowel Disease: From A to Zinc Inflamm Bowel Dis 2012;18(10):1961-81
3.     Battat R, Kopylov U, Szilagyi A, Saxena A, Rosenblatt DS, Warner M, et al. Vitamin B12 defi-ciency in inflammatory bowel disease: prevalence, risk factors, evaluation, and management. Inflamm Bowel Dis 2014;20(6):1120-8
4.     Mouli VP, Ananthakrishnan AN. Review article: vitamin D and inflammatory bowel diseases. Ali-ment Pharmacol Ther 2014;39(2):125-36
5.     Reich KM, Fedorak RN, Madsen K, Kroeker KI. Vitamin D improves inflammatory bowel disease outcomes: Basic science and clinical review. World J Gastroenterol2014; 20(17): 4934-494
6.     Nielsen OH, Ainsworth M, Coskun M, Weiss G. Management of Iron-Deficiency Anemia in In-flammatory Bowel Disease: A Systematic Review. Medicine (Baltimore). 201;94(23):e963
7.     Dignass AU, Gasche C, Bettenworth D, Birgegard G, Danase S, Gisbert JP, et al. European con-sensus on the diagnosis and management of iron deficiency and anaemia in inflammatory bowel diseases. J Crohns Colitis 2015;9(3):211-22.

Nenhum comentário: