sexta-feira, 15 de março de 2019

Hortelã e seus Benefícios


Hortelã, também conhecida como menta , é muito utilizada em saladas, smoothies, sucos, sucos detox, entre outros.

Seus benefícios nutricionais e medicinais podem são desde um efeito relaxante/tranquilizante ou  até  mesmo para a recuperação e tratamento de queimaduras.

As propriedades da hortelã são buscadas também a partir da aromaterapia, onde é utilizado o aroma da planta para relaxamento físico e mental.


A hortelã contribui de maneira significativa para a melhora do processo digestivo, auxiliando no fortalecimento dos nossos órgãos digestivos, proporcionando uma digestão mais eficiente e saudável. O resultado disso são a redução dos desconfortos do estômago, a prevenção de inflamações e a prevenção do mal-estar gerado pelos mesmos.
Isso acontece devido ao fato da hortelã ser cheia de fitonutrientes e antioxidantes na sua composição, além de seu sabor ativar a ação das glândulas salivares, o que leva os músculos estomacais relaxarem, aliviando os tratos digestivos. A hortelã também diminui os problemas intestinais, além de diminuir a flatulência e a acidez no organismo.
O chá de hortelã ajuda aqueles que sofrem de prisão de ventre, uma vez que suas fibras dietéticas ajudam o intestino a se movimentar melhor. O consumo recomendado de hortelã é de uma xícara (chá) após cada refeição.
É importante conhecer sobre as propriedades da hortelã e para que serve sua aplicação na culinária, além de ficar por dentro das variedades oferecidas pela indústria, podendo assim fazer uso adequado, com conhecimento para que serve cada opção, como os sucos, óleos, pomadas, chá, e muito mais.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve Bigonha – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: