sexta-feira, 22 de março de 2019

Rugas


Os alimentos funcionais além de nutrirem nosso organismo agem potencialmente prevenindo e tratando doenças como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras.

Eles também colaboraram para resgatar o equilíbrio do organismo alcançando o perfeito e harmônico funcionamento de todas as suas funções. E, além de promoverem esses inúmeros benefícios à saúde, são essenciais à estética por colaborarem fundamentalmente retardando os danos do envelhecimento celular.

Diversos estudos já demonstraram e comprovaram que maus hábitos alimentares com deficiências nutricionais e excessos de alimentos ricos em gorduras saturadas, carboidratos simples e sódio provocam envelhecimento da pele, rugas, olheiras, celulite, acne, queda de cabelos, unhas frágeis e gorduras localizadas, além de outras queixas comuns femininas. 

Não existem alimentos milagrosos, porém alguns, que são fonte de nutrientes específicos, podem trazer, de fato, importantes benefícios com estes aspectos estéticos. 

Pensando mais na nossa pele, um dos primeiros sinais do avanço da idade são as temidas rugas. Mas, podemos também nos sentir aliviadas, pois através de uma alimentação, é possível manter nossa pele mais jovem por mais tempo.

As rugas são linhas e depressões causadas pela perda de elasticidade da pele. Além da idade natural, elas são causadas pelo excesso de sol, falta de colágeno e desidratação. 

A alimentação e hidratação equilibrada e saudável têm como objetivo regenerar e vitalizar as células de todo o organismo, inclusive da pele.

Os alimentos têm a função de detoxificar, desinflamar e diminuir a oxidação causada pelo excesso de radicais livres.  E deste modo, tem a capacidade de tornarem a pele mais saudável e bonita. 


ALIMENTOS ANTI RUGAS

Tomate

O tomate é muito rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes  O licopeno ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares e, juntamente com a vitamina C que também está presente no tomate, forma uma ótima barreira contra rugas e manchas causadas pela radiação solar.

O licopeno está presente em maiores quantidades em alimentos derivados do tomate que passaram por tratamentos térmicos, como o molho de tomate. Assim, o ideal é consumir pelo menos 5 colheres de sopa de molho de tomate por dia.

Abacate

Já bastante utilizado em cremes e produtos de beleza, o abacate é rico em vitamina E, que atua como um antioxidante mais potente que a vitamina C, e em vitaminas do complexo B, que são importantes para a reprodução celular.

Assim, essa mistura de vitaminas favorece uma renovação mais rápida e saudável da pele, mantendo-a jovem por mais tempo. Para obter esses benefícios, deve-se consumir cerca de 2 colheres de sopa de abacate por dia.

Castanha do Pará

A castanha-do-pará é uma das principais fontes de selênio, um mineral que ajuda a regular a produção de hormônios do corpo, que protege o DNA das células e que atua como antioxidante.

Além disso, as castanhas-do-pará são ricas em ômega-3, e os seus benefícios já são obtidos através do consumo 1 unidade de castanha por dia. 


Linhaça

A linhaça é uma das principais fontes de ômega-3 do reino vegetal, além de ser rica em fibras e atuar ajudando no emagrecimento, o que ajuda a se livrar de uma pele flácida e sem vida.

Para tirar o maior proveito dos seus benefícios, deve-se consumir a linhaça triturada. O ideal é consumir pelo menos 1 a 2 colheres de chá por dia, que podem ser adicionadas em cereais, iogurtes ou vitaminas.

Salmão e Peixes de águas frias

Peixes gordos como salmão, atum e sardinha são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que ajuda a reduzir a inflamação no organismo, hidratar a pele e protegê-la dos danos dos raios UVB, que têm grande influência no envelhecimento precoce da pele no aparecimento de manchas.

O ideal é consumir esses peixes pelo menos 3 vezes por semana, juntamente com uma alimentação balanceada e rica em gorduras boas, fibras e água.

Frutas Vermelhas

Frutas vermelhas como morango, framboesa e mirtilo são ricas em antocianinas, compostos que ajudam a preservar o colágeno da pele, mantendo sua estrutura e prevenindo sua degradação.

Além disso, as antocianinas aumentam o efeito antioxidante da vitamina C, o que contribui ainda mais para a saúde da pele. O consumo recomendado é de 1 porção de frutas vermelhas por dia, o que pode ser medido como cerca de 10 unidades por dia.

Ovos

Os ovos são uma fonte completa de proteínas, sendo ricos nos aminoácidos glicina, prolina e lisina, compostos essenciais para a produção de colágeno, a substância que dá sustentação e firmeza à pele. 


Para aumentar a absorção das proteínas do ovo no intestino, ele deve ser consumido inteiro, incluindo a gema.

Brócolis

Vegetais verdes como brócolis, espinafre e couve são fontes de nutrientes como vitamina C, carotenoides e coenzima Q10, todos importantes para uma boa saúde e reprodução das células da pele.

Seus benefícios são obtidos principalmente quando são orgânicos e apenas levemente cozido no vapor. Recomenda-se 1 pires de chás ao dia .

Chá verde

Além de ajudar a emagrecer, o chá verde também contribui para a hidratação e saúde da pele devido ao seu alto teor de catequinas, substâncias com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Para extrair ao máximos as catequinas do chá, deve-se deixar as folhas secas do chá verde ferverem por pelo menos 5 minutos na água antes de desligar. O ideal é consumir 1 a 3 xícaras ao dia.

Cenoura, Manga, Abóbora

A cenoura, manga e abóbora são as principais fontes alimentares de betacaroteno, nutriente que protege a pele contra o envelhecimento causado pelos raios solares. Esse nutriente está disponível em maiores concentrações nas cenouras orgânicas, que devem consumidas de preferência na sua forma cozida, para maior biodisponibilidade deste nutriente. 1 porção ao dia de alguns dele, que seria 1/2  pires de chá , já seria suficiente.

Importante

A hidratação é essencial para garantir os cuidados estéticos. Beber ao menos 2 litros de água por dia auxilia na eliminação de toxinas e desintoxicação do organismo.

Alcançar a longevidade com vitalidade, boa forma física e mental, pele jovem, sem rugas, cabelos sedosos, menos celulite e flacidez; são os desejos de todas as mulheres e que hoje não são impossíveis nem ao menos difíceis de serem realizados. 

A solução é simples e está no seu prato. O segredo está na forma que você se alimenta, através de dietas personalizada, planejada e incorporada ao seu dia a dia. 

É importante ressaltar que o tratamento nutricional que prioriza a qualidade dos alimentos ingeridos contribuirá para um organismo mais saudável e nutrido, que, certamente refletirá na beleza exterior de toda mulher.

Texto elaborado por: Dra. Roseli Lomele Rossi - CRN 2084 
                                                                         
Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084/1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “TPM: viva melhor com alimentação e controle”, "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: