quarta-feira, 13 de março de 2019

Fracionar as Refeições


Em primeiro lugar é preciso entender como o nosso organismo funciona.  A alimentação está para o corpo assim como a gasolina está para o automóvel. Sem comida não sobrevivemos. O responsável pelas milhares de reações químicas, que ocorrem dentro do corpo humano, incluindo a absorção de nutrientes, é o metabolismo. E para mantê-lo ativo, trabalhando em perfeita harmonia, a ingestão de alimentos deve ser regular, ou seja, de três em três horas.

Quando você fica mais de três horas sem comer nada, o corpo entende que você pode passar fome e aí o metabolismo fica mais lento, para reservar calorias. Ou seja, ao contrário da crendice popular, essa atitude pode até engordar em vez de emagrecer.

Embora o fracionamento das refeições seja uma orientação comum de médicos e nutricionistas, a falta de tempo para fazer pequenos lanches, a indisponibilidade de alimentos saudáveis e a ausência do hábito de levar alimentos de casa para o trabalho são algumas das causas mais frequentes de erros alimentares relacionados ao fracionamento das refeições.

Benefícios

Comer de três em três horas ou fazer, pelo menos, quatro refeições no dia, são hábitos que ajudam a controlar o perfil lipídico (níveis do colesterol total e triglicérides). Pesquisas indicam que as taxas dessas substâncias são menores em pessoas que se alimentam com mais frequência. O fracionamento das refeições também ajuda a controlar a fome, evita comer demais nas refeições seguintes, melhora o comportamento cognitivo e o humor.

É preciso se organizar!

A falta de tempo não deve ser usada como desculpa para não se alimentar corretamente. A saúde deve ser promovida e não tratada, ou seja, quem não se cuida está sujeito a desenvolver diversas doenças.

A primeira atitude é organizar-se. Para as pessoas que trabalham fora de casa, é importante fazer uma lista de compras e preparar semanalmente um cardápio para os lanches intermediários, que devem ser feitos antes do almoço e no meio da tarde.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Pular é altamente prejudicial à saúde. Se o tempo é um impeditivo, que tal preparar de noite? Deixe a mesa arrumada, o coador de café preparado. Pela manhã, basta se dedicar alguns minutos para saborear a primeira refeição do dia.

No almoço e no jantar, o importante é aproveitar para consumir verduras, frutas e legumes, além de proteína animal e vegetal. Se quiser optar por um lanche, lembre-se de incluir ingredientes saudáveis e pouca gordura.  

O lanche da tarde é importante. Como geralmente nesse período do dia você está em franca produtividade, alimente-se bem para o organismo continuar funcionando e você não ficar de mau humor. Além disso, os lanches intermediários têm a função de conter a fome e fazer com que você coma menos nas refeições principais: almoço e jantar,

Algumas pessoas sentem fome depois do jantar. Aqui vale a dica de ingerir algum alimento antes de dormir, mas sem exageros. Por exemplo: bolacha água e sal; frutas secas e oleaginosas.

Dessa forma, é garantido que o corpo está recebendo alimentos de maneira suficiente, para se manter ativo e saudável.



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Philippi, ST. A dieta do bom humor. 1 ed. São Paulo: Panda Books, 2006.

Por que devemos fracionar as refeições. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 12/03/2019.



Nenhum comentário: