segunda-feira, 11 de março de 2019

Hipotireoidismo Subclínico


O TSH é um hormônio que pode ser medido na corrente sanguínea, e ajuda a saber a quantas andas sua tireoide, claro, com outros dados como o T4, T3 e T3 reverso.

Basicamente, o hipotireoidismo subclínico é um estágio onde há elevação moderada dos valores de TSH acima do valor de normalidade saudável (e com valores de T4 normal). Esse é o problema, qual é o valor de normalidade saudável?

Se você pegar um exame de TSH seu verá que tem um valor de referência, e que geralmente é 0,4 – 5,0mIU/L. Mas segundo o Institute for Funcional Medicine dos EUA (a referência da medicina e nutrição funcional no mundo), esses valores já estão mais do que ultrapassados, e eles preconizam valores saudáveis entre 0.4 - 2mIU/L.

E em 2002, a American College of Clinical Endocrinologists recomenda que uma nova referência de TSH fosse aceita, a de 0,3-3,0 uIL/ml. Mesmo assim, muitos laboratórios e médicos não adotaram essas novas recomendações.

Mas calma! Não basta apenas um TSH levemente acima do valor de referência, levar em consideração sintomas e sinais típicos de quem sofre com o hipotireoidismo, ajuda a fechar o diagnóstico. Os sintomas mais comuns são: baixo batimento cardíaco, artralgias, câimbras, depressão, melancolia, problemas de memória e concentração, constipação e etc.

Mas o que eu vejo na minha prática clínica são essas elevações acima de 3,0 uIL/ml, diversos sintomas e o médico confirmar que está tudo normal. E o não tratamento (alguns casos precisa ser medicamentoso sim) pode levar o paciente para a progressão, encaminhando pra um real hipotireoidismo.

Vale ressaltar que durante a gestação, os valores “normais” saudáveis de TSH no primeiro trimestre está entre 0.3 - 2,3 mIU/L, e o valor máximo deveria estar no máximo 3,5 mil/L entre os segundos e terceiros trimestres.

Uma dica fundamental é que façam o quanto antes sua avaliação completa da função de sua tireoide. Focar na prevenção é o melhor remédio!

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: