quarta-feira, 3 de abril de 2019

Alimentação da Mãe x Cólicas no Bebê


As cólicas estão entre os principais incômodos que acometem os recém-nascidos. Para tentar amenizá-las, massagens, compressas mornas e exercícios são as principais recomendações. Mas cientistas têm revelado outra prática que pode ser tão eficaz quanto essas: adequar a dieta da mãe. A dica vem de estudos que listam os alimentos que causam gases no bebê na amamentação.

A cólica pode aparecer já nas primeiras semanas de vida e deixar os pais desesperados, pois o choro da criança é constante. Entretanto, na maioria dos casos é normal, pois o sistema digestivo do bebê está se formando. Além das cólicas, alguns bebês podem ter refluxo e dificuldade para soltar gases, o que piora a sensação dolorosa.

Um destes estudos, por exemplo, chama atenção para os FODMAPs. Essa sigla em português significa Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis – todos carboidratos presentes em diversos alimentos. Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

De acordo com o estudo, a redução do consumo de FODMAPs pelas mães apontou uma diminuição nos sintomas da cólica pelos bebês. A seguir, veja mais sobre o estudo e entenda por que os FODMAPs podem se encaixar entre os alimentos que causam gases no bebê na amamentação.

É preciso lembrar que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida, ou seja, o bebê não precisa de nada além do leite. Nem pense em seguir orientações caseiras e dar chá ou água, pois isso só vai piorar a cólica. As mães que amamentam devem ter muito cuidado com a alimentação e evitar alimentos condimentados e que formam gases, como brócolis, couve-flor, repolho, feijão, chocolate e laticínios.

A dica é investir em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, beber muita água, sucos naturais e água de coco, proteínas magras, como peixe, frango ou cortes de carne vermelha magra. O médico deve orientar a mãe sobre o uso de suplementos de vitaminas e minerais durante a amamentação, uma vez que a dieta da mulher que amamenta deve ter 500 calorias a mais para garantir uma boa produção de leite.

Vamos lembrar que a cafeína pode prejudicar a produção do leite e a mulher que amamenta também não deve beber nem fumar!

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Iacovou M, Mulcahy EC, Truby H, Barrett JS, Gibson PR, Muir JG. Reducing the maternal dietary intake of indigestible and slowly absorbed short-chain carbohydrates is associated with improved infantile colic: a proof-of-concept study. J Hum Nutr Diet. 2018.

O que a mãe come pode causar cólicas no bebê? Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 02/04/2019.

Vasconcelos, MIL. A dieta da mãe pode aliviar a cólica do bebê. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 02/04/2019.



Nenhum comentário: