segunda-feira, 1 de abril de 2019

Tahine


É uma pasta feita apenas de semente de gergelim, típica do oriente Médio (árabes), tem sabor untuoso e amendoado aonde lhe oferece como uma pasta bem versátil podendo ser utilizadas em receitas doces, como biscoitos e brownies e em receitas salgadas, por exemplo o tão famoso homus (feito com grão de bico) e o babaganush (feito com berinjela), caso queira empoderar ainda mais de nutrientes , bata no liquidificador ½ beterraba cozida ou ½ ramo de salsinha e cebolinha. Além destas, pode ser utilizado em molhos para substituir a manteiga e a pasta de amendoim.

Nutricionalmente ele é uma ótima fonte de cálcio, auxiliando na saúde dos ossos, uma porção de sementes tem mais cálcio que 1 copo de leite. O gergelim, por ser uma semente apresenta alto teor de gordura, 2 colheres de sopa têm 16 g de gordura, 6g de carboidratos e 4,7g de proteína, auxiliando assim no ganho de massa muscular, sendo uma ótima opção para veganos), e apresenta 178 kcal em 2 colheres de sopa. Em relação aos micronutrientes, é rico em vitamina do complexo B como a tiamina, B6, folato e minerais como cálcio, ferro, manganês, magnésio, fósforo, cobre, zinco, entre outras.

Mesmo sendo calórica e rica em gordura, vale incluir no dia a dia  2 colheres de.sopa, pois  suprem 24% das necessidades diárias que nosso corpo tem de magnésio, 22% fósforo, 14% de ferro, e 12% de cálcio.

O tahine auxilia no emagrecimento por conter fibras, auxilia no controle do diabetes, melhora a saúde do coração e auxilia na prevenção do câncer. Estudos mostram que a sesamina presente no gergelim, mostrou eficiência na inibição de células cancerígenas.

O gergelim presente no tahine também auxilia no controle de pressão, protege contra o envelhecimento precoce da pele pois apresentam zinco que ajudam na produção de colágeno dando mais elasticidade para a pele, além de serem ricos em vitamina do complexo B, que mantém cabelos, pele e olhos saudáveis e bonitos.

O gergelim é versátil, faz muito bem a saúde, porém o excesso pode irritar o estômago e cólon. Por isso é importante a orientação de um profissional capacitado ou nutricionista.

Texto elaborado por: Dra. Paula C. F. Stempniewski – CRN3. 28748

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo;

Especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN);

Atua com reeducação alimentar, perda de peso, vegetarianismo e veganismo, com ênfase na culinária vegana;

Coaching nutricional e alimentar, com foco na parte emocional dos pacientes.
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Kamal-Eldin, Afaf, Ali Moazzami, and Sidiga Washi. Sesame seed lignans: potent physiological modulators and possible ingredients in functional foods & nutraceuticals.” Recent patents on food, nutrition & agriculture 3.1 (2011): 17-29.

Hyun, Taisun H., Elizabeth Barrett-Connor, and David B. Milne. “
Zinc intakes and plasma concentrations in men with osteoporosis: the Rancho Bernardo Study.The American journal of clinical nutrition 80.3 (2004): 715-721.

Nenhum comentário: