sexta-feira, 5 de abril de 2019

Varizes x Nutrição


O sistema circulatório funciona através dos impulsos do coração, que conduzem o sangue por todo o corpo: as chamadas artérias e veias. Como no geral as pessoas ingerem gorduras saturadas e trans, essas gorduras se depositam em forma de placa na parede, impedindo que o sangue circule. O resultado disso é que algumas partes do organismo podem ficar sem irrigação do sangue, e, por consequência, não receber oxigênio.

Embora as obstruções nos vasos sanguíneos sejam mais comuns no coração e no cérebro, elas podem ocorrer em qualquer outra parte do corpo humano, como nas pernas. Mas os problemas que a má alimentação pode causar ao sistema circulatório não param por aí. Ela influencia no aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol e pode favorecer o aparecimento de diabetes.

As varizes podem ter origem genética e eventualmente surgem em circunstâncias especificas, como durante a gravidez. Mas em condições normais, um dos principais fatores que levam ao surgimento das varizes é a obesidade. Isto ocorre devido a uma maior pressão exercida na região abdominal, que dificulta o retorno do sangue das pernas em direção ao coração. Essa maior compressão produz uma dilatação das veias das pernas dando origem às varizes.

As varizes estão muito além de representarem um desconforto estético desagradável, as varizes indicam problemas no sistema circulatório, que podem levar inclusive a um quadro mais grave de inflamação e trombose.

A má circulação também pode ter causas nutricionais. A obesidade, a carência de nutrientes antioxidantes e o excesso de gordura dificultam o fluxo sanguíneo. Uma alimentação saudável é fundamental, pois tudo o que ingerimos afeta direta ou indiretamente a nossa saúde e o funcionamento do nosso organismo.

Alguns alimentos têm propriedades que melhoram a circulação sanguínea, ajudando a diminuir o inchaço dos pés, a sensação de mãos frias, dores nas pernas e a retenção de líquidos, que são sintomas frequentes em quem tem má circulação, por isso, o consumo desses alimentos deve ser diário.

Segue abaixo alguns alimentos que melhoram a circulação sanguínea:

● Laranja, limão, kiwi, acerola, mamão e morango - são ricos em vitamina C, que fortalece a parede dos vasos sanguíneos.

Salmão, atum, sardinha, sementes de chia - são alimentos ricos em ômega 3, ajudam a evitar a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose), aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial.

● Alho e cebola - são alimentos que contém alicina, uma substância que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos.

● Tomate e Melancia - são ricos em licopeno, um antioxidante natural que auxilia na circulação.

● Abacaxi - A bromelaína, uma enzima naturalmente presente no abacaxi, tem sido usada no tratamento de varizes, pois pessoas com varizes apresentam dificuldade em degradar a fibrina (proteína), sendo então depositada ao redor dos microvasinhos. A bromelaína consegue quebrar essa proteína, diminuindo este depósito.

● Suco de uva integral - possui resveratrol, uma substância antioxidante, que possui função cardioprotetora, inibindo a agregação de plaquetas e diminuindo o risco da formação dos trombos. 

Assim como temos alimentos que contribuem para a melhora da circulação sanguínea, conforme citados acima, outros devem ser evitados e até mesmo excluídos da alimentação, entre eles podemos citar: alimentos instantâneos, sopas industrializadas, bolachas recheadas, pães de preparo rápido ou bolos feitos com misturas prontas, cereais enriquecidos ou de cozimento rápido, bolachas cream cracker, pipoca salgada, picles, batatas chips, embutidos (linguiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela) e temperos prontos. 

Esses alimentos são ricos em gorduras, carboidratos refinados e muito sal em sua composição, o que implica em um valor calórico elevado e são chamados de "calorias vazias", pois não possuem nutrientes saudáveis ao nosso organismo.

Consumir no mínimo dois litros de água por dia, de preferência fora dos horários das refeições. Evitar ou excluir o consumo de refrigerantes, sucos de caixinha ou lata, mate, mesmo nas versões dietéticas, já que contêm aditivos químicos, que sobrecarregam nosso organismo gerando mais inflamação. 

Evite o excesso de sal, a maioria dos produtos industrializados tem o sódio adicionado para melhorar a sua conservação, sendo assim, as pessoas consomem muito mais sal do que deveria. O sal favorece a retenção de líquido, provoca inchaço e aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos, deixando o sangue mais denso. 

E se engana quem pensa que o sódio está presente somente em alimentos salgados, devemos tomar cuidado com doces light e refrigerantes, pois geralmente contém muito sódio. 

Segue abaixo algumas dicas para prevenir as varizes:

● Evite permanecer em pé ou sentada por um tempo longo;

● Evite o uso de roupas apertadas que possam dificultar a circulação sanguínea das pernas;

● Se usar sapato de salto, evite o salto agulha e procure usar um de no máximo quatro centímetros de altura; 



● Evite colocar almofadas ou travesseiros sob as pernas para evitar a compressão localizada das veias, causando assim, as varizes;

● Pratique exercícios físicos que trabalhem bem os músculos da panturrilha, se possível pratique natação ou ciclismo com acompanhamento de um profissional;

● Evite praticas esportivas que exijam movimentos bruscos, como: futebol, tênis, spinning e basquete;

● Evite fontes de calor intenso nas pernas;

● Tenha uma alimentação rica em água, fibras, antioxidantes, Ômega 3 e Vitamina C, pois esses alimentos contribuem para a melhora da circulação e prevenção das varizes;

● Sempre que possível, procure ficar descalça por algum tempo;

● Ao dormir ou quando for repousar, procure deixar as pernas levemente erguidas, apoiadas sob travesseiros ou almofadas.

Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387

*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba. 

*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.

*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP). 

*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.

*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.

*Atendimento em Consultório e Home Care.

*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

1). BENDER, A. E. Dicionário de nutrição e tecnologia de alimentos. 4a ed. São Paulo: Roca.

2). MAHAN, L. K.; ARLIN, M. T. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 8a ed. São Paulo: Roca, 1995.

3) MINDELL, E. Vitaminas: guia prático das propriedades e aplicações. São Paulo: Melhoramentos, 1996.6).

4) BEVILACQUA, F. et al. Fisiopatologia clínica. 5a ed. São Paulo: Atheneu, 1998.

5) SEGUNDO CONSENSO BRASILEIRO SOBRE DISLIPIDEMIAS.Detecção, avaliação e tratamento. Brasília Médica, v. 34, n.3/4 , p. 79-101, 1997.19).


 7) SILVA, SMCS; MURA, JDP. Tratado de alimentação, nutrição & dietoterapia. 2 ed.São Paulo: Roca, 2011.1256p

Nenhum comentário: