sexta-feira, 7 de junho de 2019

Benefícios das Ervas na Alimentação


A utilização das ervas na alimentação é milenar e deve ser sempre incentivada, pois os estudos demonstram cada vez mais os benefícios delas numa alimentação saudável.
Objetivos da utilização das ervas na alimentação:
1 – Sabor;
2 - Obter importantes benefícios à saúde;
3 - Redução de sal e gordura.
IMPORTANTE
ü  Qualidade: verificar procedência e armazenamento.
OU
ü  Monte sua horta em casa.

Alecrim: é antioxidante, anti-inflamatório e capaz de recuperar lesões da mucosa gástrica e intestinal. Pode ser importante no tratamento de úlceras gástricas e gastrite. Utilizado como tempero de aves e peixes assados ou em molhos, agrega muito sabor aos pratos. Além disso, o alecrim pode interagir com vários agentes antitumorais, melhorando seus efeitos anticancerígenos. Uso em frangos, peixes, tubérculos.

Alho: ajuda o organismo a eliminar substâncias tóxicas, ajuda a reduzir o risco de diversos tipos de câncer, possui atividades anti-inflamatória e antioxidante e é útil no controle da hipertensão e de dislipidemias. Com tantas propriedades, o alho é um poderoso coquetel de compostos bioativos; porém, para obter seus benefícios, deve-se consumi-lo cru, picado ou amassado, pois o calor pode inativar os seus compostos ativos. Esta especiaria pode fazer parte de saborosos molhos ou pastas e pode também ser misturada na forma picada, diariamente, aos pratos de almoço.

 Cominho: Os cientistas israelenses identificaram no cominho uma substância com propriedade para prevenir o câncer. Entre os condimentos analisado, foi o mais potente para prevenir o câncer urológico. Contém cálcio, Vitamina B1 e B2 e por isso ajuda na desintoxicação do fígado.Uso em  aves, e peixes.

Cebolinha: Introduzida no Brasil pelos portugueses, a cebolinha tem um sabor semelhante ao da cebola, pois pertence a mesma família desta e do alho. Como os seus parentes próximos, possui propriedades bactericidas, ajuda a controlar a pressão arterial e contém as vitaminas A e C. O cheiro da cebolinha estimula a liberação de sucos digestivos. Final de preparação, usar cru. Pescados, tubérculos, frango, e saladas.

Louro: É um estimulante dos sucos digestivos anti flatulência. Contém fitonutrientes, chamados partenolidos, que previnem a dor de cabeça. Alguns estudos nos EUA têm demonstrado que o louro ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue.Uso no cozimento de grãos, carnes, molhos , ensopados.

Manjericão: É utilizado principalmente como tempero em molhos e ensopados. A folha do manjericão é rica em vitamina A, C K e ferro. É também fonte de cálcio, magnésio, potássio e fibras. Tem ação antisséptica, anti-inflamatória e desintoxicante, alivia os sintomas de gripe, resfriados, cólicas, náuseas, prisão de ventre e até mau hálito. Usar  crus.

Gengibre: Dá um sabor especial aos e pratos à base de frutas e vegetais. Picante e aromático, o gengibre é rico em potássio, magnésio, cobre e vitamina B6. Pode ser utilizado para aliviar a dor de cabeça e os sintomas da TPM, anti inflamatório natural (gastrite,inflamação intestinal, gripes), inflamação de garganta, refluxo, enjoos de gravidez, modulador hormonal, termogênico, antioxidante. Chás, crus em sucos, shakes, frango, pescados.

                  Hortelã: Tem um aroma inconfundível e pode ser utilizada como tempero ou ainda nos  chás e sucos. Facilita a digestão de gorduras pelo organismo, é rica em flavonoides, além de ter ação anti-inflamatória e detoxificante. 



Cúrcuma, utilizada em larga escala pelos indianos, além de conferir cor e sabor aos alimentos, é um importante aliado na recuperação de danos à mucosa intestinal e na redução dos riscos de doenças, como neoplasias malignas e doenças neuro degenerativas, graças às suas propriedades antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória, as quais também ajudam no processo de cicatrização de feridas. Essa erva pode ser utilizada como corante e tempero. Sua raiz tem ação diurética, digestiva Sua principal substância ativa, a curcumina é normalmente pouco absorvível. Porém, a piperina, presente na pimenta preta, pode otimizar a sua absorção. Por isso, combinar cúrcuma e pimenta do reino nos temperos é uma ideia saudável e saborosa. . Uso em temperos, massas, pastas, patês.

·                Canela é um poderoso aliado no controle do diabetes e da resistência à insulina, além de combater micro-organismos patogênicos no trato digestório. Recentemente, muitos estudos têm explorado os efeitos benéficos da canela em Parkinson, Diabetes, sistema cardiovascular e cérebro, com base em seus efeitos antioxidante, anti-inflamatório, anti-Diabético, antimicrobiano e anticancerígeno. Termogênica, reduz cólicas menstruais. Uso Ela é extremamente saborosa e pode ser combinada com frutas, como a banana, e até fazer parte do tempero de carnes assadas.

·               Coentro: Do coentro aproveita-se se tanto as folhas como as sementes,sejam inteiras ou moídas. A erva é rica em fibras e antioxidantes, por isso previne as doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.è rica em ferro, bem utilizada para quem tem anemia ou é vegetariano.Usar crú, sobre a saladas, aves e peixes. ensopado.

·          Noz moscada: Essa erva é incluída nos remédios para náusea, má digestão e cólica, graças à miristicina. Uso em bolinhos, massas, arroz, cremes.

·          Orégano: Contém antioxidantes, muito cálcio e um óleo essencial com propriedade fungicida. Ele estimula o sistema imunológico, melhora a digestão e o trato respiratório. Usar em molhos, tomates, ensopados, massas, patês e pastas.

·               Pimenta: O Brasil é o país da pimenta. Temos pimenta de cheiro, dedo de moça, malagueta, pimenta do reino, todas saborosas e muito bem adaptadas a nossa culinária. A capsaicina, substância encontrada na pimenta, é usada para tratar vários tipos de dores. É um potente vasodilatador e descongestionante. Muitos consideram a pimenta uma super erva, e a capsaicina não apenas melhora a dor, mas também libera endorfinas no cérebro. Também é uma fonte natural de vitaminas A e C. Uso em molhos, temperos, pastas, salada.

·             Tomilho: Como a maioria das ervas culinárias, o tomilho é digestivo. Contém óleos voláteis, entre eles o timol, que fortalece o sistema imune e tem ação bactericida, fungicida e antiviral.


·             Cravo da índia: antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antioxidante, espasmolítica (cólica) sobre a musculatura lisa do tratogastrintestinal e vias biliares, melhora motilidade gástrica e inibe infecção por H pilory, anti-inflamatória.Sugestões de uso: Chás, sucos, carne moída, suíno, ovelha, marinadas, vitaminas com frutas (pó).

·             Salsinha: tem ação diurética, diminui retenção hídrica e pressão arterial, reduz formação de coágulos, tem boa quantidade de ferro, e assim bem usada na anemia ou deficiência deste mineral, ajuda a digestão. Usar sempre na finalização das preparações (não expor a calor), em aves, carnes, pescados, patês, saladas  e ensopados.

·      Sálvia: reduz flatulência gástrica e intestinal, anti-inflamatória, antimicrobiana, anticarcinogênica (inibe a invasão do tumor e metástase), melhora o humor e performance cognitiva. Sugestões de uso: Frango, molho de tomates e carnes, sopas e ensopados.

Vale lembrar, que não é por serem naturais que são boas para todos, é  importante  considerar sempre as sensibilidades individuais, quantidades e frequências para o consumo das ervas atingirem o objetivo desejado.

Sempre prefira consumir as ervas naturais frescas ou desidratadas, pois na forma de  cápsulas, tinturas, extratos secos as concentrações são maiores e só devem ser consumidos perante a prescrição de um profissional nutricionista ou responsável.

Concluindo então, que  utilização de Ervas na Alimentação  não só enriquece o sabor mais fornecem muitos benefícios à saúde.

Dra. Roseli Lomele Rossi - CRN 2084     
                                                                     
Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084/1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “TPM: viva melhor com alimentação e controle”, "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: