quarta-feira, 19 de junho de 2019

Nutrição x Festa Junina


Pula a fogueira iaiá, Pula a fogueira ioiô. Chegaram às festas juninas no Brasil, uma das festas mais tradicionais do nosso país, e em meio aos trajes caipiras, às músicas, as tradicionais danças de quadrilhas e as brincadeiras, com certeza não poderiam ficar de fora as opções deliciosas de alimentos típicos.

Alguns dos alimentos típicos das festas juninas são calóricos e ricos em gordura e açúcar, os excessos desses alimentos podem ser prejudiciais à saúde, ainda mais em pessoas que já possuem alguma patologia, como: Obesidade, Hipertensão, Diabetes e Doenças Cardiovasculares.

Mas podemos desfrutar desses momentos de descontração e alegria ao lado dos familiares e amigos, saboreando os pratos típicos sem descuidar da nossa saúde. O segredo está em nos hidratarmos corretamente, não exagerarmos nas quantidades e optarmos pelas escolhas dos alimentos mais saudáveis.

A alimentação, além de nutrir, é um ato importante de socialização e de confraternização, pois nos divertir e interagir com familiares e amigos também faz parte de um estilo de vida saudável.

Comer em companhia de alguém, como acontece nas festas populares, amplia o prazer em se alimentar e pode ser um ato muito positivo para nossa saúde. O mais importante são as nossas escolhas. 

Segue abaixo algumas opções de alimentos que podem ser consumidos com moderação, pois fornecem nutrientes ao nosso organismo:

- Amendoim: o amendoim traz diversos benefícios à saúde, pois contém vitamina E, é um poderoso antioxidante e sua gordura é muito importante. É através dessa gordura que as vitaminas A, D, E, K são absorvidas. A iguaria é também rica em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL). Pode ser consumido na paçoca e no pé de moleque, em pequenas porções, com moderação.

- Milho: usado na preparação do bolo de milho, pamonha e milho cozido. É fonte de folato, necessário para produzir os glóbulos vermelhos e a tiamina que auxilia no metabolismo da energia e mantém as funções nervosas em equilíbrio, possui também vitamina A e C, potássio, ferro e fibras



- Pipoca: É rica em fibras, importante para o funcionamento intestinal, proporcionando melhor absorção de vitaminas e minerais, além de dar maior saciedade. Cuidado com o excesso de sal e gordura que são colocados durante a preparação. O ideal é solicitar que o sal não seja misturado na pipoca, possibilitando que você faça o controle da adição.

- Vinho quente: o vinho é proveniente da fermentação da uva fresca. Esta bebida, apesar de conter teor alcoólico, possui propriedades funcionais para o nosso organismo. Se consumido com moderação, pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonoide, que tem ação antioxidante, combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o resveratrol, que provoca o aumento das taxas de HDL (colesterol bom) no sangue.

- Canela: especiaria utilizada no arroz doce. A canela possui algumas substâncias antioxidantes em concentração bem elevada, que faz com que, mesmo em pequenas porções, contribua para o aporte total desses compostos. Esses compostos bioativos são responsáveis pelo seu aroma e sabor, entre os antioxidantes mais importantes da canela estão as proantocianidinas, que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e apresenta efeito hipoglicemiante. A canela também é rica em cinamaldeído, um composto fenólico que tem propriedades antimicrobianas que diminui a atividade de uma enzima associada a reações inflamatórias e alérgicas.

- Abóbora: é o ingrediente principal do doce de abóbora. A abóbora cozida deve fazer parte do cardápio diário, pois possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a  vitamina C  e E, além do betacaroteno.

- Batata doce: a batata doce é servida assada nessa época de Festa Junina. Ela tem um índice glicêmico baixo, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue e, assim, libera pouca insulina (hormônio que está relacionado ao acúmulo de gordura corporal). A batata doce é rica em vitamina C e betacaroteno, antioxidantes que previnem o envelhecimento das células. 



- Pinhão: é servido cozido. Contém vitaminas do complexo B - cálcio, fósforo e proteínas. Além disso, é fonte de ômega 6 e 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo
Segue abaixo algumas dicas que podem contribuir com a sua alimentação, principalmente Se você for preparar os alimentos para levar a alguma desta.
1 - Alimente-se antes de ir para as festas: Procure sempre se alimentar antes de ir à festa junina, pois se você chegar na festa junina com fome, tudo se tornará extremamente gostoso e o risco de exagerar nas quantidades e fazer as escolhas ruins será maior, prejudicando a sua saúde;

2 – Alimentos caseiros: Se for a alguma festa e tiver que levar um prato, de preferência aos alimentos mais saudáveis e preparados por você.
Se for fazer canjica ou arroz doce você pode adoçá-los com os adoçantes xilitol ou o eritritol, pois adoça como o açúcar e não altera a glicemia. Não utilize leite condensado e troque o leite integral pelo desnatado e se optar pelo uso do açúcar prefira o açúcar mascavodemerara ou açúcar de coco. Adicione canela a gosto, pois é um anti-inflamatório natural.

3 - Consuma alimentos naturais: Esses alimentos não possuem corantes, conservantes, sódio e realçadores de sabor, não prejudicando a sua saúde, então evite ao máximo o consumo de alimentos industrializados;

4 -  Consuma água: A hidratação é muito importante em todos os momentos da nossa vida, inclusive na festa junina. Os chás também são ótimas opções para ajudar na hidratação, além de aquecer o corpo. Você pode adicionar o gengibre nos chás, pois é um ótimo aliado à imunidade, pois previne e combate infecções.

5 - Evite excessos de bebidas alcoólicas: Se com as comidas típicas devemos ter atenção, com as bebidas alcoólicas esse cuidado deve ser redobrado, pois as bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde. Evite ou dê preferência para as bebidas com teores alcoólicos menorescomo o vinho, que possui antioxidante, como o resveratrol.

6 - Coma moderadamente: Foque na festa, consuma pequenas porções e opte pelos alimentos mais saudáveis e os de sua preferência;

7- Caldos: São boas opções, entre eles estão: caldo verde, caldo de abóbora e de batata baroa. Os caldos são ricos em vitaminas e minerais e aquecem o corpo do frio;
8 - Espetinhos de carne e frango: São boas opções, pois são ricos em proteínas, porém devemos ficar sempre atentos para a gordura e o uso de amaciantes de carne e realçadores de sabor no tempero e na hora da preparação. Evite também passá-los na farinha.

Bebida Funcional Quente

Ingredientes:

·         3 xíc. (chá) de chá de hibisco (bem forte);
·         3 xíc. (chá) de suco de uva integral;
·         1 col. (chá) de gengibre em pedaços;
·         2 canela em pau;
·         3 cravos;
·         2 col. (sopa) de stevia ou açúcar de coco;
·         Casca de 1/3 de limão; 
·         Casca de ½ laranja;
·         1 maçã verde grande picada (sem sementes);
·         1 maçã vermelha grande bem picada (sem sementes).


Modo de preparo:

 

1-    Em uma panela, coloque o chá e o suco. Leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos;
2-    Acrescente o gengibre, a canela e deixe ferver por mais 4 minutos;
3-    Em seguida, adicione o cravo, as cascas e as maçãs e ferva por mais 3 minutos.
4-    Desligue o fogo e então coloque o adoçante ou o açúcar de coco. Sirva a seguir.

.
Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387

*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba. 

*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.

*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP). 

*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.

*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.

*Atendimento em Consultório e Home Care.

*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

1-            HERMENGILDO. Y. et al.; Distribution of energy intake throughout the day and weight gain: a population-based cohort study in Spain. British Journal of Nutrition (2016), 115, 2003–2010 doi:10.1017/S0007114516000891 

2-            MALISOVA. O. et al.; Evaluation of Drinks Contribution to Energy Intake in Summer and Winter. Nutrients 2015, 7, 3724-3738; doi:10.3390/nu705372

3-            CARDOSO. L.; MAFRA. D. F​ood May Lead to Benefits for the Cardiovascular System: Fact or Fiction?. Internacional Journal of Cardiovascular Sciences. 2015;28(2):87-88 

4-            MORAIS. S.M. et al.; Ação antioxidante de chás e condimentos de grande consumo no Brasil. Revista Brasileira de Farmacognosia 19(1B): 315-320, Jan./Mar. 2009.

5-            Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO 4ª edição revisada e ampliada. Unicamp 2011.

6-            Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª edição 1ª reimpressão. Brasília — DF 2014. Ministério da Saúde.  

7-            TBCAUSP - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – USP. 

8-            BRANDÃO, Toni. Festas Juninas. São Paulo: Studio Nobel, 2003. CAMPOS, Judas Tadeu de. Festas Juninas nas escolas: Lições de preconceitos. In: Educ. soc, Campinas, vol 28, n.99, p. 589- 606, mai/ago 2007

Nenhum comentário: