sexta-feira, 21 de junho de 2019

Emagrecimento


O excesso de peso e obesidade vêm aumentando de forma preocupante no Brasil e pode ser definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal. A obesidade está associada com o aparecimento de diversas comorbidades, entre elas, diabetes, hipertensão, dislipidemia e câncer. 

Uma nutrição adequada e humanizada é fundamental no processo de emagrecimento. De acordo com a ABESO (2016), o tratamento dietético é bem sucedido quando aliado a um programa de modificação comportamental associado com um aumento no gasto energético através da atividade física.

​​Portanto, o aparecimento de dietas da moda ou de dietas muito restritivas, não é sustentável em longo prazo, preferindo-se um planejamento alimentar mais flexível que objetive reeducação e que considere as preferências alimentares, o aspecto financeiro, o estilo de vida e o requerimento energético para a manutenção da saúde. 

Sabe-se que o emagrecimento saudável é resultado da redução da gordura corporal e não simplesmente do peso corporal, colaborando também com a melhora da saúde, prevenção de doenças e da aparência física. 

A reeducação alimentar é uma ótima ferramenta para a perda e manutenção de peso saudável. A American Dietetics Association (ADA) recomenda a distribuição dos macronutrientes em 25% a 35% de gorduras, 50% a 60% de carboidratos, 15% a 20% de proteínas e um consumo de fibras de 25g por dia. Uma dieta planejada individualmente e parte de um programa de emagrecimento deve criar um déficit de 500 a 1.000 kcal, objetivando uma meta realista com diminuição de 0,5 a 1 kg por semana. 

Uma dieta equilibrada associada com hábitos alimentares e modificação no estilo de vida é essencial no emagrecimento. O Guia Alimentar da População Brasileira sistematizou os “Dez Passos para uma alimentação adequada e saudável”:

● Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;

● Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

● Limitar o consumo de alimentos processados;

● Evitar o consumo de alim​entos ultraprocessados;

● Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;

● Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;

● Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;

● Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;

● Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;

● Ser crítico quanto as informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Marcatto, M; Del Favero, S. Emagrecimento. Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: www.einstein.com.br Acessado em: 20/06/2019.

Nenhum comentário: