segunda-feira, 17 de junho de 2019

Cacau


O fruto do cacaueiro é conhecido por sua grande importância econômica além de ser reconhecido pela rica composição, sabor exótico e características organolépticas atrativas. Atualmente, o cacau é muito explorado tanto pelas indústrias alimentícias, como também farmacêutica e cosmética. Há evidências de que o cacau possui origens na América do Sul e era consumido há milhares de anos, principalmente, pelas civilizações antigas, como maias e astecas, sendo o cacaueiro conhecido como a árvore dos frutos de ouro. Hoje, no Brasil, o cacau é produzido em grandes proporções, principalmente no estado da Bahia, Pará, Rondônia e Amazonas.

As castanhas do cacau precisam passar por um processo de fermentação e de secagem, sendo a partir dessas etapas é que se adquirem as características ideais para que possam servir de matéria-prima a preparação do pó de cacau, manteiga de cacau, chocolate e licores. 

O cacau é considerado um alimento fonte de fibras, proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas. Além disso, também contém antioxidantes, principalmente os compostos fenólicos. Inclusive esta classe de composto bioativos são os mais estudados no cacau. Dentre os já identificados estão a catequina, resveratrol e quercetina, essa última também pode ser encontrada em alho e cebola. 

Ao conter níveis consideráveis de antioxidantes, o cacau pode também atuar protegendo as células vasculares, bem como colaborar na redução de riscos de doenças, como a diabete tipo 2, hipertensão síndrome metabólica. 

O resveratrol é um composto fenólico muitoestudado em chocolates e cacau. Estudos têm apontado que esta substância apresenta efeito cardioprotetor, ação anticarcinogênica, anti-inflamatória e antioxidante, bem como podem atuar na apoptose celular. Um estudo que avaliou diferentes composições de produtos à base de cacau, demonstrou que o resveratrol esta mais abundantemente concentrado no cacau e em chocolates meio amargo, enquanto é encontrado em baixos teores em chocolates ao leite e ausente em chocolates brancos e bebidas lácteas de chocolate. Em estudos recentes,os polifenóis presentes no cacau atuaram inibindo principalmente as espécies reativas de oxigênio que podem estar associadas ao aparecimento de diversos tipos de cânceres. 



O cacau também apresenta ácidos graxos poli-insaturados, que podem atuar na redução do colesterol e inibição de formação de placas. No entanto, é importante ressaltar que o consumo deve ser moderado, visto que também possuem outras gorduras saturadas. O consumo exacerbado destes alimentos, principalmente o consumo de chocolates, pode futuramente, acarretar na formação de ateromas na corrente sanguínea. Chocolates apresentam teores mais elevados de gorduras e açúcares, os quais contribuem para o alto valor energético dessas iguarias. 


Tanto o consumo do cacau, quanto do chocolate, promovem no cérebro a liberação de neurotransmissores, como a serotonina. Em nosso organismo a serotonina é responsável pela sensação de prazer. Outras substâncias como teobromina e feniletilamina também têm sido apontadas como responsáveis pela “atração” e sensação de bem estar, das quais muitas vezes descritas após o consumo de chocolate e cacau. Algumas pesquisas ainda acreditam que estas substâncias (teobromina e feniletilamina) podem contribuir na diminuição da ansiedade. 

Novamente é importante frisar que os chocolates ao leite, possuem quantidades muito baixas de compostos bioativos, quando comparado com o cacau, como também grandes quantidades de açúcar e gorduras e por isso estão associadas ao aumento dos índices de obesidade e glicemia. Dessa forma, pense bem quando for escolher o chocolate, prefira sempre os que possuem maiores quantidades de cacau em sua composição e menores teores de açúcares, assim você aproveitará melhor os benefícios desse fruto.

Deguste os benefícios do cacau e do chocolate com moderação. Lembre-se de associar o consumo desses alimentos com uma dieta equilibrada e práticas de exercícios, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Aranha, JB. Cacau e seus benefícios. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 16/06/2019.

Nenhum comentário: