sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Nutrientes Importantes Para Saúde do Homem


Como toda a humanidade sabe, há muito tempo, homens e mulheres são diferentes. A maior parte dos órgãos coincidem em ambos os corpos. Mas existem aqueles, como os sexuais, que não deixam dúvidas quanto às diferenças. Sem contar os hormônios, responsáveis pelas características sexuais secundárias de cada um dos gêneros. A testosterona, por exemplo, produzida nos testículos em grande quantidade, tem ligação direta com o aumento da massa muscular, com o espessamento das cordas vocais, que dá aos homens um tom mais grave de voz, e o aparecimento de pelos pelo corpo. A progesterona e o estrógeno, por sua vez, respondem pelo desenvolvimento dos seios e do quadril e pelo início do ciclo menstrual nas garotas.

Por ter mais músculos, o homem necessita ingerir mais calorias que a mulher. Já elas têm uma tendência de acumular 10% a mais de gordura. É a genética preocupada com as formas arredondadas do corpo feminino e com a necessidade de se guardar nutrientes para a hora em que ela for gerar e amamentar, exclusividade das mulheres.  Faz sentido, então, que eles e elas tenham necessidades nutricionais um pouco diferentes. Ainda que todos os tipos de vitaminas sejam bem-vindos para ambos os gêneros, existem aquelas que podem beneficiar mais um determinado sexo. Selecionamos algumas delas.

Para o homem

Vitamina B3 (niacina) – presente em peixes vermelhos, como o atum e o salmão, no amendoim e no levedo de cerveja, é um aliada do sistema nervoso, da pele e da digestão. Nos homens, atua na formação dos espermatozoides e da testosterona, principal hormônio masculino. A niacina também ativa a circulação, permitindo um melhor fluxo de sangue. Isso é fundamental para a saúde masculina, já que os homens estão mais sujeitos a doenças cardiovasculares e necessitam de um bom fluxo sanguíneo para manter a ereção.

Vitamina B5 (ácido pantotênico) – encontrada no fígado, cogumelo cozido, milho, abacate e carne de galinha, ovos, vegetais, legumes e cereais de grão também é importante na produção de testosterona e anticorpos. Ao lado da niacina, esse nutriente é uma espécie de elixir para o homem, aumentando o seu poder de força, já que a testosterona tem papel fundamental na construção da massa muscular. E mais, a B5 é essencial para o bom funcionamento da glândula suprarenal e ajuda o corpo a responder ao estresse. 



Vitamina C – trata-se do principal antioxidante no combate aos radicais livres que atua no líquido seminal. Os estudos mostram que entre 250 e 1 000 mg desse nutriente, encontrado em abundância em frutas como o kiwi e a laranja e em verduras verdes e folhosas como o brócolis e pimentões, garantem a saúde dos espermatozoides. Já se mostrou que a deficiência dessa vitamina está ligada à má qualidade da célula reprodutora masculina. Homens que fumam são os maiores beneficiados pela ingestão do nutriente, já que a fumaça do cigarro leva à menor contagem de espermatozoide e à funcionalidade reduzida. 

A vitamina também é essencial para construir músculos fortes e saudáveis, já que a atividade física intensa aumenta o dano causado pelos radicais livres às células do tecido muscular. Além disso, contribui para a menor liberação de cortisol (o chamado hormônio do estresse) pelo corpo. Por ser um hormônio catabólico, leva à degradação das fibras musculares. Por isso, um dos sintomas da falta de vitamina C é a fraqueza muscular. O nutriente também garante a força de tendões e ligamentos.

Vitamina E - além de potencializar a ação da vitamina C e do selênio, outro poderoso antioxidante, esse nutriente, encontrado na gema do ovo, no óleo de oliva e nas frutas oleaginosas, como nozes, também garante a jovialidade dos espermatozoides por mais tempo. A dose diária de 400 mg de vitamina E tem, ainda, a capacidade de diminuir a incidência de espécies reativas ao oxigênio (Eros) no plasma seminal. Eros são radicais livres que atacam a membranas das células em geral, inclusive dos espermatozoides, provocando doenças. “A vitamina e protege o sêmen”. Ela possibilita que as proteínas que garantem a mobilidade do espermatozoide cheguem até ele, após deixarem as prostassomas, vesículas prostáticas em que são secretadas.   

Vitamina K - um estudo da Universidade de Tufts, em Boston (EUA), mostrou que a vitamina, presente em verduras como o espinafre e a alface e em algumas gorduras como o azeite de oliva, ajuda a prevenir, em homens, o aparecimento do diabetes entre aqueles com mais de 60 anos. Os pesquisadores sugerem o consumo de entre 200 e 500 mcg – cinco vezes mais que a recomendação diária.  Por motivos ainda desconhecidos, o nutriente não produziria os mesmos efeitos no organismo feminino, segundo o estudo de Boston. 



Vitamina B12 – encontrada em moluscos e crustáceos, é especialmente benéfica para homens acima dos 50 anos. Com o envelhecimento, o corpo masculino não consegue estocar a vitamina como o fazia quando era mais jovem. A falta no nutriente diminui a habilidade de o espermatozoide nadar. Homens que fazem uso de estatinas ou inibidores da bomba de prótons (IBP) ou são vegetarianos, necessitam de uma suplementação desta vitamina , já que nestes casos geralmente há uma redução na absorção . O que pode acarretar comprometimentos maiores, como demência e elevação da homocisteína.  

Zinco – presente em frutos do mar como ostras e carnes vermelhas, o mineral ajuda a manter a saúde da glândula e previne células cancerosas que por acaso venham a atacar a próstata de se proliferar e espalhar. Ainda não se sabe o motivo, mas a glândula acumula mais zinco que qualquer outro tecido do corpo. Fundamental para fertilidade e imunidade masculina.

Licopeno: seu papel de destaque ainda parece ser pela ação nos lados da próstata. O trunfo vem do licopeno, o pigmento que dá a cor ao tomate. Na presença desse fitoquímico, as células defeituosas acabam interrompendo aquela multiplicação sem fim que dá origem à doença.

O licopeno fica guardadinho em cada célula do tomate. Ao ser liberado, ele se espalha para boa parte do organismo, mas, por razões ainda não muito bem esclarecidas, vai parar em regiões como a próstata. É interessante notar que, entre os países com menor incidência de tumor na glândula, estão a Grécia e a Turquia, lugares em que o tomate é prestigiado diariamente no menu. Por ser hidrossolúvel, tem maior biodisponibilidade quando se consome o molho de tomate.

Texto elaborado pela nutricionista: Dra. Roseli Lomele Rossi - CRN 2084                                                                          
Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “TPM: viva melhor com alimentação e controle”, "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: