sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Especiarias


As especiarias são e foram utilizadas por séculos ou até mesmo por milhares de anos para a aromatização e flavorização (sabor) de alimentos. São definidas como material de origem vegetal que normalmente é acrescentado ao alimento para melhorar o sabor e o aroma. Podem ser adicionadas nos alimentos de várias maneiras; inteiras, frescas, secas, ou sob a forma de extratos isolados e/ou óleo essencial. Os compostos que são responsáveis pelo aroma e sabor são os alcoóis, ésteres, aldeídos, terpenos, fenóis, ácidos orgânicos, dentre outros.

No nosso organismo as especiarias além de agradar o paladar promovem saúde. Dentre os inúmeros benefícios associados a sua ingestão estão à ação antioxidante, antialérgica, antiarteriogênica (impede que haja obstrução dos vasos), anti-inflamatória, antimicrobiana, antitrombótica (impede a formação de coágulos), cardioprotetora e vasodilatadora. Todas elas derivadas da sua composição rica em compostos fenólicos e terpenoides. 

A presença de enzimas que auxiliam na melhor digestibilidade dos alimentos e consequentemente dos nutrientes, através do estimulo a produção de saliva, sucos gástricos e pancreáticos são também coadjuvantes presentes nas especiarias relacionados à saudabilidade.  

Os benefícios das especiarias não se limitam somente ao nosso organismo, muitos destes “condimentos” podem também ser utilizados como antioxidantes com intuito de conservar o alimento impedindo ou desacelerando reações, como a oxidação lipídica que resulta no alimento rançoso.

Orégano (Origanum vulgare L.)   
    
Ao orégano, além da já conhecida ação antioxidante, também tem sido atribuído outros benefícios, como atividade antidepressiva, hepatoprotetora, anti-inflamatória e antitumoral. O consumo do extrato de orégano também foi correlacionado com atividade antimicrobiana ao inibir bactérias estomacais causadora de ulcera.




Sálvia (Salvia officinalis L.)

Possui em sua composição uma série de diterpenos que estão associadas com atividades cardioprotetoras e antibacterianas. Assim como as demais a sálvia é um excelente antioxidante. E pesquisas também indicam que o óleo essencial de sálvia é um promissor aliado no tratamento da doença de Alzheimer, uma vez que promove melhora na retenção de memórias



Alecrim (Rosmarinus officinalis L.)

O alecrim tem sido cogitado por diversas pesquisas como conservante alimentar em virtude do seu alto potencial antioxidante e atividades antibacterianas e antifúngicas. Dentre os produtos existentes no mercado o alecrim já foi testado com sucesso em maioneses, salsichas e diferentes tipos de carnes. Extratos de alecrim obtidos com dióxido de carbono supercritico demonstram-se promissores no que diz respeito à incorporação em alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos. 




Tomilho (Thymus vulgaris L.)

Assim como no orégano, os compostos fenólicos, timol e carvacrol, são os principais compostos presentes no extrato de tomilho. Estudos indicam que o tomilho possui além de atividade antioxidante, propriedades antimicrobianas, antiséptica e expectorante. Seu consumo também tem sido associado à redução do LDL colesterol (colesterol ruim). 



Manjericão (Ocimum basilicum L.)

Como as demais especiarias o manjericão é rico em compostos fenólicos. A ingestão desses compostos nele presentes podem auxiliar na prevenção de danos oxidativos, os quais estão associados ao desenvolvimento de cânceres, envelhecimento precoce, aterosclerose e diabetes. Seu óleo essencial, além de muito aromático, contém compostos biologicamente ativos com propriedades antimicrobianas.

Se você ainda não utiliza algumas dessas especiarias no preparo dos seus partos, insira-os agora que você conhece um pouquinho sobre eles. E desfrute de incríveis e milenares sabores que além de proporcionar explosões de sabor e aroma, podem ajudar na prevenção de doenças. 

"Lembrem-se as especiarias são uma excelente opção de substitutos para o sal de cozinha, além de mais saudáveis trazem um frescor novo a culinária do dia a dia".

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Aranha, JB. Um sabor a mais à sua saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 01/08/2019.

Del Ré, PV; Jorge, N. Especiarias como antioxidantes naturais: aplicações em alimentos e implicação na saúde. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 13, p. 2012.

Moreira, AVB; Filho-M, J. Influência dos compostos fenólicos de especiarias sobre a lipoperoxidação e o perfil lipídico de tecidos de ratos. Rev. Nutr., Campinas, 17(4):411-424, out./dez., 2004.


Nenhum comentário: