segunda-feira, 5 de agosto de 2019

O Que É O Stress E Como Ele Interfere Na Sua Saúde – Parte 1


Palavra latina que caracteriza um estado de tensão patológica do organismo, desenvolvido no século XVII, pelo Dr. Hans Selye. É uma alteração que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo.

Você percebe que o corpo funciona em plena sintonia como em uma orquestra? Todos os instrumentos tocam em harmonia para criar uma linda ópera. Desta forma o coração bate no ritmo adequado às suas funções, pulmões, fígado, pâncreas e estômago têm seu próprio ritmo que se entrosa com os demais órgãos. Quando o estresse ocorre, cada um passa a trabalhar em compasso diferente devido ao fato de que alguns precisarão trabalhar mais e outros menos para poderem lidar com o problema.

Existe um perfil de pessoas passíveis de desenvolver o stress mais facilmente?

Existem pessoas que apresentam valores muito rígidos, culpas indevidas, percepções enviesadas por experiências passadas, competição, incertezas, pressa, perfeccionismo, mágoas e expectativas exageradas para si e para outros estão entre as causas mais comuns do stress. Essas características pessoais são ainda mais poderosas como fonte de stress quando a pessoa possui também vulnerabilidade física ou psicológica para se estressar, além de uma ocupação complicada ou uma situação familiar conflituosa que constantemente afeta seu equilíbrio interior. Porém existe um fenômeno que contribui para deixar a pessoa estressada e com sua qualidade de vida deficiente. Esta característica determinada geneticamente e confirmada por situações ambientais favoráveis, caracterizando o padrão de comportamento ou doença da pressa. Infelizmente a maioria das pessoas não conhece essa característica que funciona como uma potente fonte de stress é tão comum entre nós da cultura ocidental capitalista.

Quais são os sinais iniciais?

Quando a pessoa não consegue mais lidar com as emoções e problemas do seu cotidiano, inicialmente a memória começa a falhar para assuntos corriqueiros, envolvendo a autoestima rebaixada, pequenas alergias dermatológicas, aftas, herpes, ansiedade até desenvolverem doenças crônicas e o abuso de álcool, cigarro e alimentação inadequada podem agravar o quadro.

Você sabia que o estresse tem 4 fases?

Fase 1: Reação – Alarme – estresse leve Fase 2: Resistência - estresse moderado Fase 3: Exaustão – Estresse intenso Fase 4: Esgotamento –doença - Morte

Aspectos emocionais do stress As principais características são:

Ambição, agressividade, competitividade e impaciência; Nível de competência rebaixada; Vontade de sumir e abandonar todos seus projetos; Não ver mais objetivo na vida e valorizar cada vez menos a integração com família e amigos; Irritabilidade excessiva; Sensação de incompetência; Hostilidade ao lidar com o próximo.

Porém, é preciso tomar cuidado, pois existe um estresse gerado também por uma situação de felicidade extrema, e a pessoa fragilizada pode desenvolver os sintomas se não conseguir se re-equilibrar. Procure lembrar quando foi à última vez em que seu lado humano foi priorizado. Será que você está buscando um estilo de vida e reclamando como se você fosse vítima das circunstâncias ou das pessoas? Talvez você esteja sendo vítima de si mesmo, se sentindo valorizado por conseguir manter um ritmo cada vez mais rápido e uma intensidade cada vez maior nas atividades em que se engaja.

Pilares do Tratamento do Estresse:

Nutrição Funcional: A fim de repor os nutrientes perdidos durante os períodos de estresse;

Relaxamento, meditação: A fim de reduzir tensão mental e física.

Exercícios físicos (com adequada recuperação entre os treinos): Porque o estresse naturalmente prepara o corpo para a ação, e os exercícios ajudam a eliminada prontidão gerada pelo estresse. 

Reestruturação de aspectos emocionais que se referem a conhecer a si mesmo e a mudar o modo estressante de pensar, sentir e agir. Há diversas maneiras de se alcançar isso, como o trabalho de um self coach.

Todas as reações fisiológicas do nosso organismo ocorrem para preservar as condições do ambiente interno. Estes são os princípios da hemodinâmica, que descrevem uma relação de atividades metabólicas e fisiológicas que ocorrem continuadamente, e que possibilitam ao indivíduo adaptar-se a mudanças circunstâncias, ao estresse, e às experiências.

Um dos princípios da nutrição funcional é baseado na procura por um balanço dinâmico dos fatores internos e externos entre o corpo, mente e espírito do paciente. A interação corpo e mente exerce papel fundamental no ciclo de antecedentes, gatilhos e mediadores das doenças crônicas sendo que o estresse mental de maneira efetiva neste ciclo.

A depressão pode estimular a produção de citocinas pró-inflamatórias, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e, consequentemente, para o envelhecimento. Desta forma, a disfunção dos sistemas neuroendócrinos e imune pode estar associada ao desenvolvimento de alergias e doenças autoimunes, obesidade, depressão e aterosclerose.

Comportamentos hostis estão associados ao aumento de PCR (proteina C reativa, pode ser avaliado em exames de sangue) e, desta forma, são fatores contribuintes para a inflamação. Quanto maior inflamação, maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disto, respostas inflamatórias prolongadas são produzidas por sintomas depressivos em idosos.

Texto elaborado por: Ana Paula Martins

Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e em Fitoterapia. Com mais de 14 anos de experiência em nutrição e atendimento clínico. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: