domingo, 12 de setembro de 2021

Camu Camu


 

Você já ouviu falar em camu camu? A frutinha originária da região amazônica, é muito parecida com a jabuticaba: mede cerca de 2,5cm de diâmetro, a polpa é branca e gelatinosa e o gosto é bem ácido. No Brasil, ela também é conhecida como caçari ou araçá d'água.

Esta fruta é uma das riquezas brasileiras com propriedades nutricionais incríveis e que estão chamando cada dia mais a atenção de pesquisadores. Estudos recentes indicam que a camu camu é a fruta que contém mais vitamina C no mundo e, dependendo do estágio de maturação, pode concentrar 20 vezes mais teor dessa vitamina do que a acerola e 100 vezes mais do que o limão. A camu camu também tem grandes concentrações de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes poderosos para impedir ou retardar diversas doenças. Além disso, é uma boa fonte de fibras - que auxiliam no funcionamento do intestino e diminuem a absorção de glicose, reduzindo a glicemia, o colesterol e os índices de gordura corporal.

Boas doses de potássio, zinco, magnésio, cobre, manganês, ferro, cálcio e fósforo também estão presentes na camu camu.

Como oferecê-la à criança

Por ser muito ácida, não é consumida in natura. O melhor é utilizar a frutinha para preparar sucos, geleias e sorvetes. Outra opção é oferecê-la em pó, forma que concentra ainda mais vitamina C do que a polpa porque não tem presença de água, sendo facilmente encontrada em empórios e lojas especializadas em produtos naturais.

Período de Safra

Novembro-Março

 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:


De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

Nenhum comentário: