quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Coronavírus: Cuidados a Serem Tomados Por Gestantes e Puérperas

 


As mudanças hormonais e algumas deficiências nutricionais podem provocar alterações e enfraquecimento do sistema imunológico nas gestantes, tornando –as mais suscetíveis a algumas infecções, inclusive à contaminação pelo novo Coronavírus.

Portanto, diante da atual pandemia, os cuidados a serem tomados por esse grupo de mulheres devem ser redobrados, seguindo-se à risca todas as medidas de prevenção, como: evitar aglomerações, lavar sempre as mãos e/ou higieniza-las com álcool em gel a 70%, usar máscara de proteção sempre que houver a necessidade de sair de casa e, em caso de febre persistente ou dificuldade de respirar, procurar o atendimento médico o mais rápido possível.

Além dos cuidados gerais, as gestantes devem manter uma alimentação saudável e equilibrada, aumentar a atenção na seleção e higienização de alimentos, dar preferência a preparações caseiras, consumir no mínimo 2 litros de água por dia e seguir exatamente todas as recomendações médicas para o período gestacional.

É altamente recomendado que continuem fazendo o acompanhamento pré-natal corretamente, porém o tempo de permanência na consulta deve ser mínimo, evitando aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente e possíveis contatos físicos.

A fase mais arriscada da gestação é o primeiro e o último trimestre, bem como o período pós-parto, pois nestes momentos o organismo fica mais debilitado. Por isso, deve-se respeitar, inclusive após a alta hospitalar, as medidas adotadas pelas maternidades, onde o acesso de visitantes é limitado.

Segundo o ministério da saúde, algumas outras recomendações são importantes referentes ao pós-parto, são elas:

  • Amamentação exclusiva até os 6 meses;
  • A mãe e o recém-nascido devem ficar em quartos separados do restante dos moradores da casa;
  • As pessoas devem respeitar a distância mínima de um metro da mãe e do recém-nascido;
  • A higienização correta das mãos deve ser feita imediatamente após tocar nariz, boca, olhos e sempre antes dos cuidados com o recém-nascido;
  • O uso de máscara de proteção deve ser feito durante o cuidado e a amamentação do recém-nascido;
  • Caso a puérpera precise circular em áreas comuns da casa, deve utilizar máscara de proteção.

  • As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

    Referências Bibliográficas:

    Serapfim, SC. Coronavírus: cuidados a serem tomados por gestantes e purérperas. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 09/09/2021.

Nenhum comentário: