quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Como Driblar os Problemas de Saúde Vindos com a Idade

 


Segundo a OMS (organização mundial da saúde), idoso é aquele indivíduo com 60 anos ou mais que tem seus direitos garantidos como tal. Embora essa seja a definição, a idade cronológica não representa o estado físico ou psicológico da pessoa, já que cada organismo responde de uma maneira aos diversos estímulos a ele imposto. Sabe-se que o avançar da idade traz consigo diversas alterações que acompanham o envelhecimento, dentre as mais frequentes estão:

- Mudanças na composição corporal, com aumento do percentual de gordura, atrofia muscular e diminuição da quantidade de água no corpo.

- Diferenças na pele, essa se torna mais seca, fina e sensível a batidas ou pancadas.

- Redução na atividade dos órgãos dos sentidos, visão e audição diminuem, o paladar fica menos eficiente em reconhecer sabores, assim como, ocorre perda da capacidade de sentir sede.

- Alterações fisiológicas em todos os órgãos e tecidos, como, fragilidade óssea, endurecimento de veias e artérias, retração da elasticidade do pulmão, diminuição da atividade cardíaca e neurológica e alterações hormonais.

Pensando em todas essas mudanças naturais, o cuidado com a saúde e bem-estar passa a ser fundamental nessa fase da vida, tanto o acompanhamento médico quando o nutricional se fazem necessários para uma melhor qualidade de vida. A importância do acompanhamento nutricional está relacionada com a capacidade dos alimentos de prevenir, retardar ou até curar alguns tipos de enfermidades.

Algumas doenças comumente adquiridas por idosos, são enfermidades diretamente relacionadas com estilo de vida, que podem ser controladas com a ingestão adequada de certos nutrientes presentes nos alimentos.  

A osteoporose, por exemplo, caracteriza-se pela fraqueza dos ossos e acomete com frequência os idosos, podendo prejudicar a coluna, os joelhos, o quadril e as mãos, sendo o principal sintoma a dor crônica. Esta doença não tem cura, mas as complicações e sintomas podem ser evitados com uma alimentação rica em cálcio, mineral encontrado em maior quantidade nos leites e derivados, e em menor proporção nos vegetais de folhas verdes como o brócolis, couve manteiga, couve-flor, espinafre e agrião. As folhas verdes são ricas também em vitamina D, nutriente fundamental para evitar a perda de cálcio nos ossos.

A hipertensão arterial é outra doença muito comum entre os idosos, a prevalência da doença aumenta progressivamente com a idade, devido as alterações que ocorrem com o envelhecimento, como a calcificação e endurecimento das artérias. A pressão alta pode ser controlada com a diminuição de sódio na alimentação, portanto, deve-se evitar o consumo de grande quantidade deste mineral, presente no sal de cozinha, refrigerantes, temperos industrializados, enlatados, embutidos, entre outros.

A anemia ferropriva, que é uma anemia por deficiência de ferro, também é bastante comum na população da terceira idade e pode ocorrer devido à carência nutricional ou parasitoses intestinais. Por isso a importância do consumo de alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas, fígado bovino e feijões. A baixa ingestão destes alimentos, que também são ricos em proteínas, importantes para a composição dos músculos, pode ocorrer devido à dificuldade na mastigação do idoso, por não terem todos os dentes ou por fazerem o uso de próteses dentárias inadequadas ou mal ajustadas. Portanto, devem ser associados à dieta, quando necessário, suplementos que forneçam os nutrientes que não são adquiridos com a alimentação devido às dificuldades fisiológicas.

Outro problema muito comum na terceira idade é a desidratação, que caracteriza-se pela baixa concentração de água, de sais minerais e de líquidos orgânicos, impedindo que o organismo realize suas funções fisiológicas. Pode acontecer devido a diarreias agudas, diminuição do consumo de água, vômitos, febre (sudorese), quando há excesso de calor (sem reposição suficiente da água eliminada pelo corpo) e pelo uso de medicamentos diuréticos sem o devido controle. A desidratação em idosos pode causar confusão mental, dor no peito, queda de pressão arterial, coma e até morte. É importante que o idoso ingira bastante água, mesmo que não tenha sede. Porém, alguns idosos sofrem de disfagia (engasgos), o que pode dificultar o consumo de líquidos, portanto, nestes casos, os líquidos devem engrossados com espessantes, produto que pode ser misturado às bebidas, deixando-as mais pastosas, facilitando a deglutição e impedindo os engasgos.

 

A prevenção e tratamentos destas doenças, através de hábitos alimentares saudáveis, são de extrema importância para o bem estar do idoso.

Além dos devidos cuidados com a alimentação, os idosos devem praticar atividades recreativas ou físicas, pois a junção de hábitos alimentares saudáveis e atividades de lazer proporcionam maior longevidade e melhor qualidade de vida.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

 

Castro, B. Como driblar os problemas de saúde vindos com a idade. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 27/10/2021.


Nenhum comentário: