segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Hiperacidez Corporal

 


O equilíbrio ácido básico é fundamental para a saúde. A hiperacidez é provocada principalmente pela alimentação incorreta e consumo de água ácida, estresse emocional, sobrecarga tóxica, reações imunológicas ou qualquer processo que prive as células de oxigênio e outros nutrientes. O corpo tenta compensar a hiperacidez utilizando minerais alcalinos, fazendo que haja diminuição destes minerais, gerando mais hiperacidez celular.

O pH do sangue humano se relaciona intimamente com a saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver.

Para manter-se saudável, o organismo precisa preservar a alcalinidade do sangue. O pH de uma pessoa saudável encontra-se na faixa de 7.1 a 7.5.

A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. O médico alemão, Dr. Otto Warburg, ganhou o seu primeiro prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo.

Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireoide é resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é frequente encontrar pessoas com doenças da tireoide, porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo.

Hábitos alimentares influenciam

A dieta contemporânea, rica em produtos industrializados e refinados, tem por característica produzir uma acidose metabólica sistêmica de baixo grau. Sabendo que esse grau de acidose aumenta com a idade, o ideal é que 70% da dieta seja composta por alimentos alcalinos e apenas 30% por alimentos ácidos. E esta proporção deve ser mantida em todas as refeições.

 A acidose metabólica crônica tem efeitos deletérios no corpo, incluindo superestimulação da produção de cortisol (hormônio do estresse), retardo de crescimento em crianças, perda da massa óssea (que pode levar à osteoporose), redução da massa muscular em adultos, formação de microcalcificação em tecidos moles (ex. articulações, mamas, tireoide) e formação de cálculos renais.

 “Quando o corpo chega aos limites de tolerância em termos de hiperacidez tóxica, tanto o sistema digestivo como os outros tecidos iniciam um processo de limpeza que pode assumir diversas formas: diarreia, dores de cabeça, gripes, erupções cutâneas, abscessos, furúnculos, reumatismo, inflamações de diversos órgãos, catarata, febre e outros sintomas identificados em sua grande maioria com doenças agudas. Porém isto tem uma causa única: a hiperacidez”. As vitaminas, minerais e oligoelementos ingeridos não conseguem sintetizar se há um excesso de resíduos ácidos no corpo.

Os alimentos industrializados apresentam-se extremamente ácidos. Principalmente os refinados, cereais, leguminosas (exceção à lentilha), sal refinado, açúcar, doces, derivados de animais (carnes, ovos, peixes, laticínios) são mais acidificantes. Já os vegetais e as frutas possuem efeito alcalinizante. Alimentos ácidos geram vícios, levando a comer em excesso e a problemas de obesidade. Alimento natural integral possui um pH balanceado.


Todas as formas de artrite também estão associadas com o excesso de acidez, que compromete a calcificação de dentes e ossos. De acordo com alguns pesquisadores japoneses, dejetos tóxicos ácidos que se compactam, convertem-se em colesterol, ácidos graxos, ácido úrico, pedras nos rins, uratos, fosfatos, sulfatos, produzindo um grande número de enfermidades.

Para reverter os efeitos de muitos anos de alimentação inadequada, o ser humano precisa de alimento vivo, integral e alcalino. Os profissionais de saúde reconhecem a necessidade de reduzir o acúmulo ácido do corpo. Isto porque se o pH do seu corpo não estiver alcalino, você não conseguirá assimilar efetivamente as vitaminas, minerais e suplementos alimentares que o nosso corpo precisa para desenvolver suas funções vitais.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

Hiperacidez corporal: a causa de muitas doenças. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 25/10/2021.

 

Nenhum comentário: