sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Suplementação na Síndrome do Ovário Policístico

 



A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das doenças endócrinas mais comuns que atinge de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva.

O tratamento basicamente envolve a mudança do estilo de vida e da alimentação e muitos estudos mostram que fazer uma boa prescrição de suplementos e fitoterápicos no tratamento da SOP fornece ótimos resultados.

 

Diferença entre Ovário policístico e SOP

A presença de cistos nos ovários nem sempre indica a Síndrome dos Ovários Policísticos, isso porque ela pode ou não ocorrer com ovários policísticos. 

Essa síndrome caracteriza-se frequentemente por hiperandrogenismo que pode se manifestar por: hirsutismo, acne, seborreia, alopecia, irregularidade menstrual, obesidade e cistos ovarianos.

 

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?

De acordo com os critérios de Roterdã, a SOP é definida pela existência de pelo menos dois dos três critérios, que são hiperandrogenismo, anovulação crônica e ovários policísticos nos achados do ultrassom.

Esse problema endócrino resulta em sintomas bem característicos, tais como acne, queda de cabelo, oleosidade na pele e no couro cabeludo, ciclo irregular, pelos em excesso, cansaço excessivo, risco aumentado para resistência insulínica, obesidade e doenças coronárias. Todos esses sintomas precisam de tratamento, para que não ocorram consequências graves na saúde da mulher.

SOP x Resistência à Insulina

Estima-se que entre 50 e 90% das mulheres com SOP manifestem em algum momento a resistência à insulina. 

Dessa forma, como uma resposta compensatória à resistência à insulina, desenvolve-se hiperinsulinemia que, por sua vez, interage sinergicamente com o hormônio luteinizante (LH) nas células da teca. Isso leva a ativação de uma enzima chave que gera aumento e liberação de andrógenos, piorando a SOP.

Por isso, uma das estratégias para melhorar essa sensibilidade à insulina é fazer o controle da Carga Glicêmica (CG) e Índice Glicêmico (IG).

 

Primeira linha de tratamento

Antes de definir a sua conduta, deve haver uma avaliação correta dos exames da paciente, analisar seu recordatório, sinais e sintomas, e alinhar com o objetivo do tratamento, para assim suplementar. 

O ideal é que a primeira linha de tratamento da SOP seja:

  • Diminuir peso (em casos de excesso de peso);
  • Diminuir o processo inflamatório;
  • Modular a Vitamina D;
  • Tratar Resistência à insulina (incidência em 90% das pacientes com SOP).

 

Suplementação na SOP

A suplementação na SOP já vem sendo muito pesquisada, e aqui abaixo deixo alguns suplementos que demonstraram, em meta-análises com Estudos Clínicos Randomizados, serem efetivos no tratamento da SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos):

  • Vitamina D: a suplementação de vitamina D demonstrou reduziu a resistência à insulina e o hiperandrogenismo, além de melhorar o metabolismo lipídico de pacientes com SOP. 
  • Magnésio: A suplementação de magnésio resultou em redução do IMC e dos níveis de testosterona, bem como aumento das concentrações de DHEA em mulheres com SOP e aumento dos níveis séricos de LH.
  • Cromo: efeitos benéficos na redução do IMC, insulina em jejum e testosterona livre em pacientes com SOP. 
  • Ômega 3: reduziu o estado inflamatório em mulheres com SOP, por meio de uma diminuição na PCR-us e um aumento nos níveis de adiponectina. 
  • Mio-Inositol: D -quiro-inositol (DCI) MI sozinho (1,1 a 4 g) ou combinado com DCI melhorou o perfil metabólico de mulheres com SOP, também aumentando o SHBG quando a suplementação durou pelo menos 24 semanas.
  • Canela: a suplementação oral de canela em pacientes com SOP levou a uma redução significativa do nível sérico de LDL-C, colesterol total e TGL. Além disso, uma melhora na concentração sérica de HDL-C foi demonstrada pela suplementação de canela.

 


Curiosidade! 

Em estudos foi observado que o pó de linhaça (30 g / dia) ajudou na redução de peso, RI e marcadores inflamatórios em mulheres com SOP.

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 


Pujol, AP. Suplementação na Síndrome do Ovário Policístico. Instituto Ana Paula Pujol. Disponível em: www.institutoanapaulapujol.com.br Acessado em: 29/10/2021.

Nenhum comentário: