quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Embutidos e Frios

 


Os produtos a base de peru e chester apresentam baixo teor de gordura e são boas fontes de proteínas. Outros frios com salame e mortadela apresentam alto teor de gordura, principalmente gordura saturada e sua alta ingestão pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, em geral, todos os frios em embutidos são ricos em sal e devem ser evitados por hipertensos e pessoas com tendência a reter líquidos.

Também, deve-se tomar cuidado com os produtos embutidos, pois eles contêm nitratos e nitritos como conservantes e colorantes. Os nitratos podem se transformar em nitritos que podem levar a síntese de nitrosaminas cancerígenas. A ingestão de altas doses de nitratos e nitritos pode causar câncer do estômago e do esôfago. Como esses conservantes são usados para dar o cor rosa / vermelho nas carnes, preste atenção a todos os tipos de carnes que continuam com a cor rosa depois de cozida, pois é sinal da presença dessas substâncias, por exemplo, salsicha, linguiça, presunto, mortadela, peito de peru e etc. Além dos conservantes que podem ser cancerígenos os defumados também apresentam outras substâncias com potencial cancerígeno.

No dia a dia, a ingestão de frios em embutidos deve ser moderada e alternada com outras fontes proteicas como ovos, patês e etc. Ao comprá-los, prefira os com menor teor de gordura, por exemplo, peito de peru, blanquet de peru e peito de chester ou o presunto magro.

 

 

 


Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Nenhum comentário: