sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Qual a Diferença entre Prebióticos e Probióticos?

 


O nosso intestino conta com mais de 100 trilhões de microrganismos, que juntos compõe a flora intestinal. E para estar com a saúde em dia é preciso manter a microbiota intestinal equilibrada com o consumo regular de probióticos e prebióticos.

Você sabe o que eles são e qual é a diferença entre eles?

Probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos, as chamadas bactérias “do bem”, que quando consumidas adequadamente promovem o equilíbrio da microbiota intestinal.

Prebióticos

Já os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis derivados dos carboidratos, principalmente as fibras, que alimentam e contribuem para o desenvolvimento das bactérias benéficas, os probióticos.

Quanto mais prebióticos no organismo, mais as bactérias (probióticos) se reproduzem e garantem o bom funcionamento do intestino.

E o que faz mal para microbiota?

Fique de olho: O consumo de açúcar em excesso, gorduras saturadas, cigarro, álcool, estresse e sedentarismo são alguns dos hábitos que podem prejudicar e desequilibrar a microbiota intestinal.

O segredo está em manter uma rotina de exercícios acompanhado de uma alimentação saudável e equilibrada, sem esquecer da ingestão adequada de água.

Quais alimentos devo consumir?

Os probióticos podem ser encontrados em alimentos como iogurte natural, kefir, leite fermentado, kombucha. E os prebióticos em alimentos como cebola, aveia, maçã, soja, alho.

É importante investir nas fibras! Além de ajudar a manter a flora intestinal equilibrada, o seu consumo regular ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas e metabólicas, como problemas no coração, diabetes tipo 2 e câncer de intestino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 20 gramas de fibras por dia para as mulheres e 25 gramas para os homens. Para ingerir a quantidade recomendada, é necessário que em cada refeição principal tenha, pelo menos, uma fonte desse nutriente.

Se você não consome a quantidade ideal de fibras, seja por conta da correria do dia a dia, ou pela dificuldade de ingerir os alimentos essenciais, a suplementação pode ser um grande aliado na sua alimentação.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

Qual a diferença entre prebióticos e probióticos. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 08/10/2021.


Nenhum comentário: