sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Temperos e Especiarias Naturais


 

Você já deve ter ouvido falar que temperos industrializados não fazem bem à saúde, mas você sabe o motivo? O alto consumo de temperos ultraprocessados pode ser uma ameaça devido às quantidades excessivas de sódio, conservantes e outros aditivos químicos que, a longo prazo, podem trazer complicações à saúde cardiovascular, cerebral e renal. Neste sentido, o mercado das especiarias e temperos naturais vêm ganhando cada vez mais espaço num estilo de vida saudável.

O que são as especiarias?

O termo especiaria é um termo antigo da Europa Ocidental para designar diversos produtos de origem vegetal com aroma e sabor acentuados. Elas são responsáveis por acentuar o sabor, aroma e cor dos alimentos. Podem ser utilizadas para incrementar qualquer tipo de refeição, desde salgados aos doces. Além disso, possuem a grande vantagem de serem baratas, transformando uma preparação simples em algo saboroso e até sofisticado. Na nutrição, são muito utilizadas tanto pelas propriedades organolépticas quanto pelos seus benefícios à saúde. Vamos conferir algumas delas?

Açafrão

Pode também ser conhecido como Cúrcuma. É uma raiz de cor alaranjada que possui aroma e sabor marcantes. O composto curcumina possui propriedades antioxidantes e, principalmente, anti-inflamatórias. Também exerce efeito positivo sobre a imunidade, saúde intestinal, auxilia na recuperação muscular, apresenta melhora de funções cerebrais e, alguns estudos demonstram ação protetiva ao câncer.

Gengibre

Raiz de origem chinesa e indiana, sendo que na Medicina Tradicional Chinesa é utilizada até como remédio. Possui ativos descongestionantes, expectorantes e digestivos. Diminui os sintomas de gripes, tosses, gases e dores estomacais. Além disso, é utilizado para amenizar as náuseas relacionadas à gravidez. Possui efeito termogênico, podendo ser um aliado ao emagrecimento.

Pimenta

Pode apresentar muitas variações, indo desde a mais suave até a mais picante. Essa diferença também se associa aos benefícios que seus ativos podem entregar para o corpo. A pimenta-preta possui piperina, composto rico em antioxidantes. Diferente da pimenta-vermelha, esta não aumenta a expressão de citocinas anti-inflamatórias, apenas suprime as citocinas pró inflamatórias. Por sua vez, a pimenta-vermelha tem como principal constituinte a capsaicina, que possui ação anti-inflamatória, termogênica e analgésica. 



Canela


Possui elevado teor de polifenóis, auxiliando na redução dos níveis de estresse oxidativo. Além disso, melhora os transtornos digestivos e pode controlar a resistência à insulina, devido à melhor utilização do açúcar. Pode ser utilizada em chás e no preparo de alimentos doces e bebidas.

Cardamomo

Muito comum na culinária indiana, o cardamomo é uma baga com pequenas sementes e sabor semelhante ao gengibre. Possui efeito hipotensor e levemente diurético, expectorante, estimula as secreções gástricas e alivia indigestão e flatulências. Pode ser utilizado em chás, cápsulas ou como óleo essencial. 



Agora que você já conhece algumas das especiarias e seus inúmeros benefícios, que tal incluir alguma delas na sua lista de compras? Essa pode ser uma ótima iniciativa para você se aventurar na cozinha e descobrir novos sabores com muito poder nutritivo.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

 

Canabarro, JS; Del Pino, B. Temperos e Especiarias. Nutrição em Pauta. Disponível em: www.nutricaoempauta.com.br Acessado em: 22/10/2021.

Nenhum comentário: