domingo, 18 de junho de 2023

Abóbora

 

A abóbora pode ser encontrada com diferentes nomes e formatos e é um alimento e tanto, cheio de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Nela, tudo pode ser aproveitado: a polpa, a casca, a semente e até as folhas. Ela tem seu lugar garantido no grupo dos carboidratos, já que é uma excelente fonte de energia. A abóbora possui ótimos carboidratos, isso significa que ela é cheia de fibras. Essa combinação facilita a digestão e garante energia por muito mais tempo.

Em termos de vitaminas, a abóbora também se destaca. Ela tem carotenoides, vitaminas com complexo B, C, E e K, que são importantes para a coagulação do sangue, para o combate aos radicais livres, para a absorção do ferro, das unhas, dos cabelos e muito mais. Além disso, tem minerais como potássio, fósforo, selênio e ferro e muitos antioxidantes. Estudos indicam que essa combinação potente tem propriedades terapêuticas e pode ser o terror das bactérias, manda o diabetes para longe, cuida da imunidade das crianças e faz bem ao coração.

Coma semente e tudo!

Nada de descartar as sementes de abóbora no lixo. Elas são riquíssimas em zinco, que livra seu filho de atrasos no crescimento, perda de apetite, falta de memória, queda de cabelo e até mesmo infecções. Elas têm também proteínas, antioxidantes e ácidos graxos.

Como oferecê-la à criança

A abóbora pode fazer parte da alimentação das crianças desde a introdução da alimentação complementar. Ela pode ser cozida, refogada ou assada e servida amassada para as crianças ou em pedaços para os maiores. Dá para colocar abóbora no purê, no escondidinho, usar na massa do nhoque, fazer cremes, incrementar sopas e muito mais.

As sementes de abóbora podem ser levadas ao forno para torrar. Ficam crocantes e vão super bem em saladas. Mas como tudo nessa vida, nada de consumir em excesso, ok?

Com qual abóbora eu vou? 

A abóbora é um daqueles alimentos que têm muitas variedades.

No Brasil, as mais conhecidas são a cabotiá (ou japonesa), a moranga e a abóbora de pescoço. Todas elas têm, basicamente, as mesmas propriedades nutricionais, com algumas diferenças.

A moranga, aquela das festas de Halloween, é a menos calórica da turma e também é a que tem menos cálcio, potássio, fósforo e ferro. Apesar disso, ela é um arraso no quesito da vitamina C.

A abóbora japonesa ou cabotiá é aquela de casca verde, grossa e redondona. Ela é a líder em calorias, proteínas, cálcio, ferro e potássio.

Já a abóbora de pescoço, aquela mais compridinha, ganha da moranga e da abóbora japonesa em fibras e fósforo.

Período de Safra

Fevereiro-Outubro

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.


Nenhum comentário: