sexta-feira, 9 de junho de 2023

Crepioca de Farelo de Aveia

O farelo de aveia é rico em fibras solúveis, tais como as betaglucanas. Elas estão presentes em quantidades maiores no farelo do que na aveia em flocos, ou na farinha de aveia. Entre seus benefícios estão a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom). Com isso, o farelo de aveia ajuda, entre outros, a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

Recomenda-se consumir de 1 a 2 colheres (sopa) (15 a 30 gramas) de farelo de aveia por dia, desde que você beba também cerca de 1,5 e 2 litros de água, para que suas fibras façam efeito.

A crepioca é um alimento saudável e delicioso, que pode ser consumido em receitas doces ou salgadas. Veja como é fácil preparar:

Ingredientes:

- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de farelo de aveia
- 1 colher (sopa) de fécula de mandioca hidratada (tapioca)
- Sal ou adoçante a gosto (de acordo com o tipo de crepioca)

Modo de preparo:

Quebre o ovo em um recipiente, junte com o farelo de aveia e a tapioca. Bata tudo por cerca de 1 minuto. Unte uma frigideira com azeite ou óleo de coco e aqueça no fogão. Coloque a massa e espalhe com uma colher. Vire dos dois lados até dourar.

Os recheios podem ser doces, como frutas vermelhas, mirtilo, fatias de banana ou morangos, lâminas de maçã, abacaxi cozido ou outras opções da sua preferência. Se preferir a crepioca salgada, você pode optar por recheios de ricota temperada, brócolis, palmito, creme de espinafre, queijo fresco, legumes ou outras opções saudáveis da sua preferência.

Dobre-as ao meio e finalize as doces com lascas de amêndoas, e as salgadas com ervas. Sirva quente!

Usando os recheios com criatividade e tomando o cuidado de não exagerar nas calorias, você terá na crepioca uma opção deliciosa e muita saudável na sua rotina alimentar. Experimente! Você vai adorar!

#receitinhasaudavel #crepioca #farelodeaveia #crepiocafit #nutriçãofuncional 

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: