quarta-feira, 19 de julho de 2023

Quais Alimentos Ajudam a Evitar a Dor de Cabeça?

Dores de cabeça, sobretudo quando se tornam mais intensas e constantes, como a enxaqueca, atrapalham muito a rotina e a qualidade de vida de quem sofre com elas. 😖

Mas sabia que uma alimentação correta pode ajudar muito na redução dessas dores de cabeça?

Um cardápio saudável é um ótimo aliado para combater a enxaqueca. Alimentos como sementes de linhaça, atum e salmão, por exemplo, são ricos em ômega 3 e ajudam a evitar as dores de cabeça.

Banana, chá de erva-cidreira, maracujá e granola também são ótimas opções, pois possuem o triptofano, um aminoácido envolvido na produção de serotonina, um hormônio que aumenta a sensação de bem-estar.

Os anti-histamínicos ajudam a combater a inflamação e são encontrados no orégano, cravo, canela e no gengibre. Amêndoas, avelãs, castanha do Pará, amendoim, alcachofra e espinafre compensam possíveis deficiências de magnésio e também auxiliam na prevenção da enxaqueca no período menstrual.

Quem sofre com dores de cabeça deve também adotar uma dieta leve e constante, sem pular refeições nem ficar muitas horas sem comer. Manter-se bem hidratado também é fundamental. A dor de cabeça é um sinal que pode indicar desidratação.

Procure o acompanhamento com nutricionista, para que você organize sua alimentação de forma individualizada e específica, já que alguns alimentos podem desencadear crises de dores de cabeça - e você poderá precisar de ajuda para identificar quais afetam você, em maior ou menor grau. Alguns exemplos são a pimenta, café, álcool, bebidas energéticas e refrigerantes, frutas cítricas, chocolate, carnes processadas (presunto, salame, linguiça), entre outros.

Manter uma rotina de alimentação equilibrada ajuda a evitar as crises de enxaqueca e, sobretudo, ajuda na manutenção de uma vida mais plena e saudável. Lembre-se sempre de seguir as recomendações de um profissional que pode oferecer as opções mais adequadas para o seu caso. Conte comigo!

#enxaquecacrônica #curaenxaqueca #doresdecabeça #nutricaointeligente #alimentacaosaudavel

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.