domingo, 7 de janeiro de 2024

Aveia

 

A aveia é um alimento com "superpoderes" capaz de trazer diversos benefícios ao funcionamento do organismo e, por isso, precisa estar presente na alimentação diária.

A aveia, combinada com uma boa ingestão de água, é uma "mão na roda" para o bom funcionamento do intestino. O cereal é riquíssimo em fibras solúveis, que têm capacidade de reter água, originando uma solução viscosa que é fermentada na microbiota intestinal e favorece as bactérias do bem, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. Essas fibras solúveis têm impacto positivo na regulação da glicemia e do colesterol.

Além das fibras solúveis, o cereal tem fibras insolúveis, que atuam no resíduo não digerido, melhorando a constipação intestinal. Elas também são responsáveis pela sensação de saciedade depois de consumir um alimento. A aveia é rica em micronutrientes. Tem alto teor de ferro, magnésio, zinco, fósforo,vitaminas B1 e B6, potássio e vitamina E.

Posso oferecer alimentos com glúten na introdução alimentar?

Esta proteína, naturalmente presente no trigo, no centeio e na cevada, pode aparecer na aveia caso ela seja processada no mesmo maquinário utilizado para os outros grãos. Muitos especialistas dizem que o trigo mudou e a sensibilidade ao glúten em muitas pessoas aumentou, fazendo com que muitas famílias busquem diminuir o contato com essa proteína.

Mas e o bebê? Lá por volta dos 6 meses, além do início da introdução alimentar, existe também algo conhecido como "janela imunológica", então, alimentos como ovo, peixe e glúten, se introduzidos neste período, terão menor fator alergênico. Porém, exposição é diferente de exaustão na hora de consumir essa proteína. Não condene o consumo de glúten, mas lembre-se de que o melhor para a saúde é sempre o rodízio alimentar.

Cereal superpoderoso

A aveia possui em sua composição nutricional um grupo especial de antioxidantes chamado de avenanthramides, que tem uma atividade de 10 a 30 vezes mais poderosa que a de outros compostos fenólicos, com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a controlar a pressão e atuam como vasodilatador.

O farelo é a versão que tem mais carboidrato?

Mesmo sendo produtos do mesmo cereal, flocos, farinhas e farelos possuem características nutricionais diferentes. E isso se deve ao processamento desses alimentos.

O farelo de aveia é feito com a parte mais externa do grão de aveia, obtido após o peneiramento da aveia moída, onde a concentração de carboidratos é menor. Os flocos incluem todo o grão de aveia que é prensado, por isso, a quantidade de carboidratos é maior, mas também preserva mais os outros nutrientes encontrados na aveia.

Na farinha, o teor de carboidratos é superior aos demais, pois utiliza-se a parte mais interna do grão, que é descascado antes de ser moído, resultando em um produto com menos fibras.

Como oferecê-la à criança?

Você pode incluir a aveia em quase tudo. Ela é bem aceita pelas crianças por cima das frutas, batida na vitamina, no meio de bolinhos saudáveis, como substituta da farinha de trigo, mingaus, misturada na carne formando hambúrgueres caseiros, farofas, sopas, etc.

Tortinha Saudável (Indicação: a partir de 1 ano. A indicação varia de acordo com o recheio)

 

Ingredientes:

 

- 6 colheres de sopa de farinha de aveia;

- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas;

- Pitada de sal;

- 2 colheres de sopa de manteiga;

- 6 colheres de sopa de água;

- Azeite ou manteiga para untar;

- Gema de ovo para pincelar por cima.

 

Sugestões de Recheios:

 

- Ricota, escarola e cenoura;

- Alho-poró e cebola;

- Frango desfiado;

- Legumes com curry;

- Berinjela refogada com tomates.

 

Modo de Preparo:

 

Em uma tigela média, misture todos os ingredientes secos. Depois, acrescente a manteiga e a água e amasse bem com as mãos até ficar em uma consistência de massa. Deixe que a massa descanse por 20 minutos na geladeira. Enquanto a massa está na geladeira, prepare um recheio bem gostoso com as opções sugeridas. Unte as forminhas com manteiga e azeite. Ao fim do descanso da massa, retire-a da geladeira e complete o fundo e os lados da forminha com massa. Não deixe a massa ficar muito grossa, ela precisa ser bem fininha. Coloque o recheio dentro da massa da tortinha. Com a ajuda de um rolo, abra a massa que será a "tampa" da tortinha, ela também precisa ficar bem fininha. Com a ajuda de um copo, corte a massa e coloque no topo da tortinha, cobrindo-a. Pincele gema de ovo por cima. Leva a tortinha em forno preaquecido e deixe assando por 30 minutos ou até ficar dourada.

 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

Boukid, F. Oat proteins as emerging ingredients for food formulation: where we stand?. Eur Food Res Technol 247, 535–544 (2021). https://doi.org/10.1007/s00217-020-03661-2

Sneh Punia, Kawaljit Singh Sandhu, Sanju Bala Dhull, Anil Kumar Siroha, Sukhvinder Singh Purewal, Maninder Kaur, Mohd. Kashif Kidwai, Oat starch: Physico-chemical, morphological, rheological characteristics and its applications – A review, International Journal of Biological Macromolecules, Volume 154, 2020, Pages 493-498, ISSN 0141-8130, https://doi.org/10.1016/j.ijbiomac.2020.03.083.

Susan M Tosh, Nicolas Bordenave, Emerging science on benefits of whole grain oat and barley and their soluble dietary fibers for heart health, glycemic response, and gut microbiota, Nutrition Reviews, Volume 78, Issue Supplement_1, August 2020, Pages 13–20, https://doi.org/10.1093/nutrit/nuz085

Universidade de São Paulo. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, TBCA.

Wehrli, F.; Taneri, P.E.; Bano, A.; Bally, L.; Blekkenhorst, L.C.; Bussler, W.; Metzger, B.; Minder, B.; Glisic, M.; Muka, T.; Kern, H. Oat Intake and Risk of Type 2 Diabetes, Cardiovascular Disease and All-Cause Mortality: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients 2021, 13, 2560. https://doi.org/10.3390/nu13082560

Zurbau, A., Noronha, J.C., Khan, T.A. et al. The effect of oat β-glucan on postprandial blood glucose and insulin responses: a systematic review and meta-analysis. Eur J Clin Nutr 75, 1540–1554 (2021). https://doi.org/10.1038/s41430-021-00875-9

Nenhum comentário: