segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Poke: Quais São Os Benefícios?

 

Em uma única rua é possível encontrar restaurantes com comidas típicas do Oriente, do sul da Itália, da Espanha e até do Havaí, isso mesmo, o arquipélago estadunidense também já garantiu sua marca culinária aqui no Brasil com a moda do poke. Essa diversidade cultural da alimentação é um verdadeiro mundo de descobertas e pode trazer muitas alternativas saudáveis e adaptáveis aos nossos costumes. 

O poke, que exploraremos um pouco mais nesse artigo, é um prato que na língua havaiana significa fatiar ou cortar em pedaços. Originalmente, ele é composto apenas por peixe fresco cortado em cubos e marinado, mas desde sua popularização ele ganhou novos complementos, combinando ingredientes e oferecendo uma refeição completa e nutritiva servida em um “bowl”, a conhecida tigela.

A base do poke popular é o arroz gohan (arroz japonês) e o peixe cru fatiado ou cortado em cubos e marinado em molho shoyu com óleo de gergelim, acompanhado de fatias de abacate, algas e gergelim. A combinação oferece uma série de benefícios para a saúde e pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

O poke é um prato muito flexível, tanto é que na maioria dos restaurantes você pode selecionar a base, o tipo de peixe e demais acompanhamentos que deseja. E, falando em restaurante confira o que observar na hora de decidir onde pedir o seu poke:

 

1° Localização

Considere a distância do restaurante para garantir que o seu pedido chegue fresco e rapidamente. 

2° Reputação Online

Quem não pesquisa, arrisca! Instagram, Google e sites de avaliação entregam informações valiosas sobre o que outras pessoas acharam de um restaurante, pesquise, leia comentários de clientes anteriores para ter uma ideia da qualidade do serviço, frescor dos ingredientes e sabor geral.

3° Variedade do menu

Analise o menu para garantir que o restaurante ofereça uma variedade de opções de poke que atendam às suas preferências alimentares. Verifique se há opções de proteínas, bases, molhos e acompanhamentos que você aprecie.

4° Qualidade dos ingredientes

Dê preferência a restaurantes que trabalham com ingredientes selecionados. O uso de peixes frescos, vegetais e condimentos de alta qualidade contribui significativamente para a experiência gustativa e nutricional.

5° Higiene e segurança alimentar

Para delivery esse tipo de avaliação é mais difícil, mas se for em um restaurante físico certifique-se de que o restaurante segue padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar. Verifique se há informações sobre as práticas do restaurante nesses aspectos, garantindo uma experiência segura e saudável.

Benefícios nutricionais do poke

Depois de selecionar o restaurante, nada melhor que saborear e usufruir dos benefícios do poke! Conheça 4 valores nutricionais desse prato:

1. Rico em proteínas de alta qualidade

O peixe cru presente no poke é uma excelente fonte de proteínas e ômega-3. Esses nutrientes são essenciais para a construção muscular, saúde cardíaca e funcionamento cognitivo.

 


 

2. Abundância de antioxidantes e vitaminas

Os vegetais e frutas presentes no poke são carregados de antioxidantes, como vitamina C  e carotenoides, encontrados no abacate e na alga. Esses compostos ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo uma pele saudável.

3. Baixo teor de gordura

Ao escolher peixes magros, o poke oferece uma alternativa de baixo teor de gorduras saturadas. Isso o torna uma escolha mais saudável para manter níveis de colesterol equilibrados.

4. Ingredientes funcionais

Ingredientes como gengibre, cebola roxa e gergelim não apenas adicionam sabor ao prato, mas também trazem benefícios à saúde. O gengibre, por exemplo, é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, enquanto a cebola pode auxiliar na manutenção do sistema imunológico.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

A moda do poke: quais são os benefícios. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 29/01/2024.

Azeez, T. B., & Lunghar, J. (2021). Antiinflammatory effects of turmeric (Curcuma longa) and ginger (Zingiber officinale). Inflammation and Natural Products, 127-146.

Murai, U., Yamagishi, K., Kishida, R., & Iso, H. (2021). Impact of seaweed intake on health. European journal of clinical nutrition, 75(6), 877-889.

POON, Lisa JO; ELIAS, Lorin J. Leftward biases in poke bowl plating aesthetics. International Journal of Gastronomy and Food Science, v. 31, p. 100672, 2023.

Savitha, S., Bhatkar, N., Chakraborty, S., & Thorat, B. N. (2021). Onion quercetin: As immune boosters, extraction, and effect of dehydration. Food Bioscience, 44, 101457.

Sebrae. Restaurante havaiano – PokeTabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Nenhum comentário: