quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Cúrcuma e Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

 

A síndrome do ovário policístico (SOP) é um problema que influencia a saúde de mulheres em idade fértil (de 10 a 49 anos no Brasil). Pesquisas recentes têm analisado substâncias naturais encontradas nos alimentos para tratar essa condição, e um exemplo disso é a curcumina, um componente da cúrcuma. 

Mulheres com SOP enfrentam dificuldades como excesso de açúcar no sangue, alterações na menstruação e ação exagerada de hormônios masculinos. A curcumina, que vem da cúrcuma, aquele pó alaranjado que usamos para temperar nossos alimentos, especialmente dando mais cor a eles, já foi estudada em várias condições, incluindo diabetes tipo 2, que é uma complicação da SOP.

 Pensando nos desequilíbrios que afetam a vida dessas mulheres, um estudo investigou como a suplementação de curcumina pode ajudar na SOP: 

Suplementação de Curcumina

O estudo contou com a participação de 54 mulheres, onde 27 delas tomaram curcumina por doze semanas. Essas mulheres ingeriram diariamente 2 comprimidos de 500mg de curcumina todos os dias na mesma hora.

Resultados Encontrados

A curcumina mostrou resultados importantes, veja a seguir:

Redução da glicemia

Em comparação às mulheres com a síndrome que não tomaram os comprimidos de curcumina, as mulheres que fizeram a suplementação apresentaram diminuição dos níveis de açúcar no sangue em jejum.

Melhora na Menstruação

Além de afetar o metabolismo, a curcumina teve um impacto positivo na menstruação, reduzindo significativamente a ausência de menstruação e menstruações irregulares.

Como a curcumina funciona

A curcumina é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Neste estudo, essa substância da cúrcuma influenciou como o corpo absorve glicose, além de reduzir processos inflamatórios associados à SOP.

A suplementação de curcumina pode ser uma aliada para melhorar a qualidade de vida de mulheres com SOP, mas não deve ser administrada sem orientação. Então, se você tem essa condição ou conhece alguém com a SOP, procure um nutricionista para que ele possa orientar inicialmente mudanças favoráveis na sua dieta para controle dos sintomas da SOP.

Ele também pode encaminhá-la para um médico fitoterapeuta ou um nutricionista com essa especialidade que poderá prescrever o suplemento da cúrcuma. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Cúrcuma pode ajudar mulheres com Síndrome do Ovários Policístico. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 24/01/2024.

Ghanbarzadeh-Ghashti N, Ghanbari-Homaie S, Shaseb E, Abbasalizadeh S, Mirghafourvand M. The effect of Curcumin on metabolic parameters and androgen level in women with polycystic ovary syndrome: a randomized controlled trial. BMC Endocr Disord. 2023 Feb 15;23(1):40. doi: 10.1186/s12902-023-01295-5. PMID: 36788534; PMCID: PMC9930238.

Nenhum comentário: