domingo, 5 de outubro de 2025

Alimentos Transgênicos: Afinal, Eles São Mesmo Seguros?

 

Os alimentos transgênicos são aqueles que são geneticamente modificados em laboratório, com diferentes finalidades.

Muito se questiona sobre a segurança desses alimentos. Mas, esse é um tema ainda controverso. Na prática, as milhares de pesquisas já realizadas, seguindo padrões definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), não trazem evidências definitivas de que os transgênicos de fato fazem mal à saúde humana, animal, ou ao meio ambiente.

Entre as principais vantagens dos transgênicos está a possibilidade de produzir sementes - e alimentos, consequentemente - com alta qualidade nutritiva, resistentes a variações climáticas, pragas, fungos, vírus e bactérias. Em alguns casos, isso até mesmo torna desnecessário o uso de agrotóxicos.

Essas características favorecem o aumento da produtividade, do rendimento e da validade dos alimentos, em comparação às sementes orgânicas.

Hoje o Brasil está entre os maiores produtores de alimentos transgênicos do mundo. Derivados de milho, soja, algodão, tomates, morangos e batatas transgênicas, entre outros, estão presentes em alimentos amplamente consumidos, como o leite de soja, óleos de cozinha, massas, margarina, cereais e biscoitos.

Pelas normas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), todo alimento com mais de 1% de matéria prima transgênica precisa obrigatoriamente trazer na embalagem o símbolo "T" dentro de um triângulo amarelo.

Peça orientação ao seu nutricionista para fazer as melhores escolhas! Lembre-se: quanto mais variada for sua alimentação, mais saudáveis e equilibrados serão os seus pratos. Com ou sem transgênicos, a qualidade das suas escolhas alimentares tem efeito direto sobre a sua saúde e bem-estar!

#alimentostransgenicos #transgenicos #orientacaonutricional #tenhaumnutricionista #qualidadenutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: