terça-feira, 7 de outubro de 2025

Casca do Abacaxi: Mesmos Benefícios Com Menos Calorias

 

Sabia que um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado ou subaproveitado?

Felizmente, cada vez mais se fala em aprender a consumir os alimentos de forma integral: usar sementes, talos, folhas e cascas é algo que evita não só o desperdício, mas também eleva o valor nutritivo das refeições.

Esse é um cuidado que gera benefícios à sua saúde, favorece boas práticas de sustentabilidade e, claro, agrega sabor e textura aos seus pratos!

Alguns alimentos chegam a ter 40 vezes mais nutrientes em suas cascas, concentrando grandes quantidades de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes essenciais.

A casca do abacaxi é um bom exemplo. Para a maior parte das pessoas, ela seria jogada fora. Mas, na verdade, ela é tão saborosa e nutritiva quanto a polpa da fruta, podendo ser consumida em sucos, chás, geleias, bolos, doces, saborizando a água, em smoothies e até em pratos salgados e saladas.

A casca do abacaxi contém menos calorias e mais fibras solúveis e insolúveis do que a polpa. É rica em compostos bioativos e em bromelina, uma enzima digestiva natural, que auxilia na digestão de proteínas. Quase não possui gorduras, potássio e vitaminas B1 e C, que contribuem para o bom funcionamento do organismo, com efeitos positivos para a imunidade, ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.

Antes de descascar o abacaxi, lave-o em água corrente e escove sua casca. Em seguida, deixe a fruta de molho, em 1 litro de água com 1 colher de sopa de cloro ou 10 gotas de hipoclorito, por cerca de 30 minutos. Enxague-a e, em seguida, já poderá descascá-la. Reserve as cascas e, se preferir, congele-as em potinhos para consumir quando desejar.

Não faltam bons motivos para você aproveitar a casca do abacaxi - e tantas outras, de muitos alimentos! Sua saúde e seus pratos agradecem! E o meio ambiente, também!

#cascadeabacaxi #consumointegraldosalimentos #alimentacaosustentavel #nutrição #sustentabilidade

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: