Você provavelmente já ouviu falar em macronutrientes, mas nem todos sabem exatamente o que são, nem que papel desempenham em nossa saúde.
Os macronutrientes são os 3 grupos alimentares principais: carboidratos, lipídios e proteínas, que devem ser consumidos diariamente. Eles foram a base da nossa alimentação e é em função dos nutrientes e energia que fornecem que acontece boa parte do nosso metabolismo.
Diferentemente do que muita gente pensa, não há "vilões" nesses grupos. Lembre-se: os vilões são os hábitos e os excessos! Alimentos dos 3 grupos podem, e devem, ser ingeridos por todas as pessoas - claro, de acordo com as características e necessidades nutricionais de cada um.
Os carboidratos são os grandes fornecedores de energia para o organismo. Entre eles estão as frutas, o milho, batata doce, aveia, centeio, cenoura, mel, açúcares, farinhas, entre outros.
Já as proteínas têm funções estruturais, ligadas à formação celular, imunidade, transporte de nutrientes e medicamentos no sangue, entre outros. Carnes, queijos, feijão, lentilha, castanhas e ovos são alguns exemplos.
Os lipídios são as gorduras, fundamentais para o isolamento térmico, transporte e absorção de vitaminas, armazenamento energético, formação de hormônios, entre outras. Entre os exemplos, podemos citar os óleos de canola e girassol, nozes, manteiga e outros tantos.
Necessidades ou objetivos específicos (crescimento, ganho de massa muscular, perda de peso, diabetes, gravidez, entre outros) podem envolver mudanças no consumo dos macronutrientes. Para que isso aconteça de modo saudável, o acompanhamento nutricional é fundamental, considerando as características de cada pessoa e oferecendo um plano alimentar saboroso e equilibrado, que tenha a saúde como meta principal.
Que tal elaborarmos um planejamento alimentar diversificado e inteligente, para você ter mais saúde e bem-estar? Conte comigo!
#macronutrientes #carbo #proteinas #alimentacaoequilibrada #caloriascontroladas
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário