quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Shimeji Preto ou Branco: Quais São As Diferenças?

 

O shimeji é um tipo de cogumelo comestível, muito apreciado na culinária japonesa - mas muito difundido em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Ele cresce em pequenos "cachos", com chapéus arredondados pequenos e hastes finas e longas. É conhecido por sua textura firme e sabor levemente adocicado.

As duas principais variedades de shimeji são o branco e o preto. Ambos são muito versáteis, podendo ser consumidos frescos, cozidos no vapor, refogados, assados ou cozidos.

São alimentos pouco calóricos, ricos em aminoácidos essenciais e com grande concentração de proteína vegetal e fibras, que promovem saciedade e regulam a função intestinal. Eles dão um toque delicado aos pratos, intensificando os seus sabores, já que são fontes do chamado sabor umami, o quinto gosto básico do paladar humano.

O shimeji branco é mais fibroso, tem uma textura mais rústica e um sabor um pouco mais suave. É uma boa fonte de vitamina D, cálcio e ferro.

Já o shimeji preto é mais delicado, com uma consistência mais macia e textura mais tenra. Seu aroma e sabor são mais acentuados e levemente mais amargos. Possui quantidade significativamente maior de vitamina D e cálcio, sendo também fonte de vitamina B, proteínas e minerais.

Há uma diferença entre eles também em relação ao cultivo. O shimeji preto requer maior cuidado: precisa ficar em repouso por cerca de 75 dias, em local fechado e climatizado a 15°C, até que cresça e possa ser colhido. Já o shimeji branco não necessita de controle tão rigoroso.

O shimeji pode ser a estrela principal do prato ou ser servido como acompanhamento em saladas, risotos, massas e carnes. Mas é preciso moderação! Muitas vezes, shimejis são preparados com excesso de manteiga e sal, que devem ser evitados.

Na quantidade adequada, o shimeji é uma ótima opção para quem deseja uma fonte de proteínas de origem não-animal, cheia de sabor e versatilidade!

#shimeji #dicasnutricionais #cogumelos #shimejipreto #shimejibranco

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: